Referência em saúde

Editorial

Referência em saúde

Os movimentos para transformar Lajeado em um polo de atendimento em saúde de média e alta complexidade ganham impulso com a instalação do Centro de Reprodução Humana, apresentado ontem à comunidade regional. Um projeto gestado faz três anos e que…

Os movimentos para transformar Lajeado em um polo de atendimento em saúde de média e alta complexidade ganham impulso com a instalação do Centro de Reprodução Humana, apresentado ontem à comunidade regional. Um projeto gestado faz três anos e que será aberto a partir do dia 29. Com um investimento de R$ 3 milhões.
Antes mesmo da instalação dos cursos de Medicina e de Odontologia da Univates, estava posto o planejamento para dotar o Vale do Taquari da infraestrutura necessária para atingir esse objetivo. Aos poucos, a meta vai se tornando possível.
Somando com o avanço das tecnologias, a ampliação do Hospital Bruno Born (HBB) como referência e os investimentos privados para oferecer novos procedimentos, se cria um ambiente propício para garantir atendimento para pacientes de outras regiões do RS e até mesmo de fora.
No que se refere a procedimentos ofertados na rede privada, a reabertura do Aeródromo Regional de Estrela traz ainda uma nova perspectiva. Lajeado pode ser destino do Mercosul, pois com relação ao Centro de Reprodução Humana, a cidade será a quarta no interior do RS com essa especialidade e também uma das poucas no país.
[bloco 1]
Frente a essa novidade, a região, reconhecida como o Vale dos Alimentos, se torna ainda mais relevante no contexto estadual. Esse avanço solidifica um dos diferenciais dessa área do RS que representa menos de 2% do RS: a qualidade de vida.
A tecnologia no setor da saúde se trata de um processo irreversível. Setores público e privado tentam conciliar iniciativas para melhorar a entrada dos novos equipamentos e produtos ao atendimento. Esbarram muitas vezes na política adotada pelos gestores e no impacto econômico do processo.
Falta uma metodologia para avaliar as necessidades desses investimentos nas máquinas, pois o impacto em curto prazo é alto. Como o cenário nacional é de contenção de despesas, do discurso de austeridade nos gastos públicos, o financiamento contratado com a cooperativa de crédito Sicredi tornou realidade o Centro no HBB.
Nesse caso, deve-se destacar a estratégia de união das instituições locais para tornar realidade um projeto desafiador. Outra questão importante, o serviço de reprodução assistida proporcionará formas de pagamento parceladas. Iniciativa que não é comum nesse tipo de procedimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais