Inicia hoje a programação da 3ª Expofesta. O evento celebra os 30 anos de emancipação política da cidade, com feira comercial, industrial e de serviços, shows, palestras e atividades culturais. Organizadores aguardam a presença de cerca de 25 mil pessoas nos três dias de programação, na praça e ginásio municipal.
O período de visitação ao parque inicia às 9h30min. Prefeitos da região se reúnem na assembleia da Amvat, às 16h, no Convento São Boaventura. A abertura oficial do evento ocorre às 18h30min, com apresentações do coral e orquestras da cidade. À noite, haverá apresentações do grupo de danças Cia de Artes Caripaiguarás, O Bando e Tchê Barbaridade.
A programação se estende até domingo. Entre os destaques, ainda haverá shows de Thiago Brava, Papas da Língua, Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids 2017) e Barbarella.
No sábado, a comunidade vai protagonizar um desfile temático para contar a história das origens do município.
A coordenadora social da Expofesta, Cátia Habermann, ressalta a importância da participação da comunidade, que está empenhada em colaborar na organização para receber o público de toda a região. Segundo ela, o evento consiste em uma ótima oportunidade para se conhecer os pontos turísticos da cidade. “A Terra dos Imigrantes espera por todos de braços abertos”, convida.
A empresa responsável pela gestão do evento é a Plena, de Nova Prata. Conforme a organizadora Marli Petrykowski, a feira comercial terá 90 expositores, dos mais variados segmentos, como vestuário, calçados, máquinas, agroindústrias, artesanatos, entre outros. Mostra de animais, área infantil, cinema e gastronomia típica estão entre as atrações.
Marli destaca o foco na parte cultural da festa. “Além de fechar negócios e se divertir, queremos que os visitantes possam sair daqui com novos conhecimentos”, afirma.
Homenagens
Nessa quarta-feira, 9, data do aniversário da cidade, a câmara de vereadores realizou sessão solene alusiva aos 30 anos de Imigrante, no Centro Comunitário Arroio da Seca. A atividade homenageou autoridades municipais, ex-prefeitos, ex-vereadores e membros da comissão emancipacionista.
Na cerimônia, o prefeito Celso Kaplan ressaltou o trabalho dos antecessores na chefia do Executivo, em especial nas áreas de educação e saúde, o que segundo ele reflete hoje na qualidade de vida da população. “Isso foi uma caminhada de 30 anos. Parece muito, mas foi pouco. Ainda temos uma grande caminhada pela frente”, discursou.

Comitiva esteve em Porto Alegre nessa terça-feira, quando foi oficializado o título de Terra dos Imigrantes
Terra dos Imigrantes
Em Porto Alegre, o governador José Ivo Sartori sancionou nessa terça-feira, 8, a lei que concede o título de Terra dos Imigrantes ao município. De autoria do deputado estadual João Fischer (PP), o projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, em 27 de março. O ato de assinatura ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Foi acompanhado por uma comitiva do município composta pelo prefeito Celso Kaplan, secretários, vereadores, soberanas e um grupo de estudantes. Também estiveram presentes dois casais vestidos com trajes folclóricos de imigrantes italianos e alemães, que entregaram cestas de alimentos típicos da cidade ao governador. Um vídeo sobre a história de Imigrante também foi exibido.
Alemães e italianos
Fundado em 1988, Imigrante resultou da junção de dois distritos: Arroio da Seca, de Estrela (colonização alemã); e Daltro Filho, de Garibaldi (colonização italiana). Com pouco mais de três mil habitantes, desponta na região pelo nível educacional, sendo a cidade com menor nível de analfabetismo entre adultos no Vale do Taquari, segundo dados do IBGE.
De acordo com informações do governo municipal, a economia local é baseada na indústria, comércio e serviços, com destaque para a metalurgia, produtos de limpeza, cutelaria, confecções, móveis, calçados e agroindústrias. O setor primário é voltado à produção de leite, frangos e suínos.

Com programação até domingo, feira conta com cerca de 90 expositores
Programação para hoje
9h30min – Abertura da feira comercial para visitação
11h – Atrações culturais
14h – Palestra com frei Jaime Betega
16h – Reunião da Amvat
18h30min – Cerimônia de abertura, com Coral Municipal, Orquestra Jovem e Orquestra Municipal de Imigrante
20h – Apresentação Cia de Artes Caripaiguarás
20h30min – Show: O Bando
22h – Show: Tchê Barbaridade
22h – Encerramento da feira comercial
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br