Cerveja e rock fazem parte de um mesmo universo. Enquanto a primeira envolve o olfato e o paladar, as notas emitidas pela guitarra elétrica tratam de dominar a audição, em uma parceria perfeita que muita gente usa para relaxar ou se divertir. O Vale do Taquari poderá degustar essa combinação neste sábado, 12, a partir das 15h, quando ocorre o 1º SalvaRock, em Bom Retiro do Sul.
Tequila Baby, Acústicos e Valvulados, Vera Loca, Lupulados, The Waynes, Franchicos e Wander Wildner se apresentam neste que, possivelmente, se torne o festival de rock mais expressivo já realizado na região. A iniciativa é da Salva Craft Beer e Salva Pub, e consiste na concretização de uma ideia que sempre fez parte da idealização da marca.
Segundo o proprietário da cervejaria, João Giovanella, a fábrica já foi projetada para comportar um espaço de shows e eventos. O Salva Rock será realizado na parte externa, e poderá receber até três mil pessoas.
A oferta gastronômica fica por conta de food trucks. Por enquanto, estão confirmados: The Cookers, com fritas, cestos, hambúrgueres e afins; Bendito Churros; e Guaxinin’s Pizza e Hot Dog.

TEQUILA BABY
De acordo com ele, o festival servirá como um teste, já que a Salva pretende organizar pelo menos dois eventos ao ano. Além da festa do rock, a marca aposta na integração do setor. Giovanella almeja reunir microcervejarias gaúchas em uma mostra que apresente as melhores cevas artesanais do estado.
Essa seria uma ação desenvolvida em parceria com a Associação Gaúcha de Microcervejarias.
“O festival da cerveja gaúcha que tem aí é de um cara só. Ele patenteou o nome e ele escolhe quem participa. É um baita festival, é gostoso de ir como consumidor, só que não tem espaço para todos.”

VERA LOCA
Revelar a vocação cervejeira da região a um público de fora – ou local, mas leigo – é um objetivo que o empresário pretende alcançar por meio da integração entre as cidades e produtores do Vale. A inclusão na rota cervejeira é um exemplo do que se espera no curto prazo.
Vislumbrando essa conquista, a Salva já tem até uma área de cultivo de lúpulo em Imigrante. Segundo Giovanella, a plantação seria um atrativo para quem vem da Serra Gaúcha – saindo dos roteiros viníferas de Bento Gonçalves, o turista poderá passar por dentro de Imigrante e começar os caminhos da cerveja.
“O pessoal da Edelbrau (Nova Petrópolis), na linha Feliz-Gramado, vende uma proporção absurda da capacidade produtiva na porta da fábrica. Isso mostra potencial, mas é uma rota que está se desenvolvendo há muito tempo e nos últimos anos se tornou uma potência. Desenvolver não é uma tarefa pequena.”
Curta com responsabilidade
Parte do valor arrecadado com a venda da Salva durante o festival será destinada à Casa de Passagem de Lajeado, que abriga vítimas de violência doméstica. Essa é uma ação que já ocorre sobre os valores das vendas do delivery. “O nosso problema é a impunidade e a educação, não é o álcool. Vamos tratar a consequência infeliz dessa história”.
Também pensando na segurança da comunidade, será disponibilizado o SalvaBus. O transporte custa R$ 5 para ir e R$ 5 para voltar. A primeira partida de Lajeado ocorre às 14h30min, em frente ao Lendário Pub. As demais viagens ocorrem às 15h, 16h, 17h, 18h 19h e 20h, no mesmo local. É preciso levar RG.
Em Estrela, o ônibus passa 15 minutos após partir de Lajeado. As viagens de volta ocorrem de hora em hora, por ordem de chegada. O último ônibus sai da Salva às 3h. Todos os horários estão sujeitos à lotação.