Um pouco da história

Você

Um pouco da história

Antigamente, o bairro era conhecido por Neu Österreich ou Nova Áustria, ora por Neu Wien ou Nova Viena, a capital. De acordo com o historiador José Alfredo Schierholt, no Livro de Eleitores de Estrela, de 1890, a localidade denominava-se Picada…

Um pouco da história
Lajeado

Antigamente, o bairro era conhecido por Neu Österreich ou Nova Áustria, ora por Neu Wien ou Nova Viena, a capital. De acordo com o historiador José Alfredo Schierholt, no Livro de Eleitores de Estrela, de 1890, a localidade denominava-se Picada dos Conventos, como 4º quarteirão eleitoral, com 33 eleitores.

Haviam quatro casas comerciais: Augusto Jaeger, Jacó Bast, Luís Jaeger e Pedro Noschang. A primeira entidade que se organizou no bairro foi a comunidade evangélica, ainda no fim do século 19. Da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, se desmembrou a de São José Operário, cujas primeiras reuniões ocorreram a partir de 1982.

Em setembro de 1940, com o crescimento da antiga Picada dos Conventos, um grupo de líderes e esportistas amadores de Lajeado se reuniu no dia 20 para fundar uma entidade que os reunisse para jogar futebol. No Clube Esportivo Lajeadense, conta Schierholt, “havia muita gente.”

São considerados fundadores membros da primeira diretoria: Pedro Scherer, Arthur Strassburger, Arno Arthur Müller, João Strassburger, Walter Hugo Schlabitz, Otto Schlabitz e Arlindo Stumpf. De lá saíram jogadores como Máximo, Joel, Ênio Chaves, Paulinho e Nestor Heineck, Milinha, Schmitão, Írio Scherer, Walter Schlabitz, Rudi Grün, Egídio Schlabitz, Armindo Schlabitz, Mirim, Guido Silva, entre outros.

Equipe do Olarias, fundada em 1940, durante jogo amistoso contra o Caxias, em 1970

Equipe do Olarias, fundada em 1940, durante jogo amistoso contra o Caxias, em 1970

Origem dos nomes

O bairro Campestre leva este nome por uma razão muito simples: foi construído no entorno da sede campestre dos funcionários do Daer. Já o bairro Santo André era chamado, inicialmente, de Vila Cohab. O nome mudou em função da instalação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André, transferida de Vila Fão, em 1973.

rodape-mapa-cidade1

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais