A nova geração do Fiat Ducato acaba de estrear no mercado brasileiro. Mais funcional, moderno e versátil, chega à versão 2018 todo renovado. Apresenta design elegante, com linhas aerodinâmicas e uma estrutura que traz mais proteção. Está disponível nas cores azul, branco, cinza, prata, preto e vermelho.
A novidade estreia em 13 configurações. São três furgões de carga (mais duas ambulâncias) chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirante) batizadas de Minibus, duas Multi e a nova versão Chassi.
No visual, o Ducato 2018 chama a atenção pelo para-brisa mais amplo, capô mais curto e para-choque dianteiro maior que forma conjunto com as molduras laterais e faróis em posição mais alta.
Há ainda frisos protetores que passam por toda a extensão lateral, portas corrediças com novas guias de deslizamento na parte superior, maçanetas mais ergonômicas, para-choque traseiro integrado nas laterais e com uma plataforma metálica deslizante para subir na área de carga.
Além disso, o novo utilitário é 16 centímetros mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e 34,5 cm maior nas de medida longa. A altura cresceu em 10 cm no modelo de teto baixo e 5 cm no de teto alto, enquanto a largura foi ampliada em 6 cm. Há também 7 cm extras na largura traseira e 9 cm na dianteira, proporcionando aumento de 15% da área de carga.
O interior também traz aprimoramentos, com mais espaço para pessoas e objetos e maior visibilidade. Além disso, de acordo com a Fiat, a nova cabine é mais silenciosa e apresenta menos vibrações, devido a mudanças nas suspensões, motor, carroceria, materiais e tratamento isolante acústico.
Há também volante de quatro raios com comandos de áudio, painel de instrumentos com computador de bordo, painel dividido em módulos e sistema de ar-condicionado com caixa de ar redimensionado.
Entre os recursos de segurança, há airbags para motorista e passageiro, freio a disco nas quatro rodas com ABS, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração.
Quanto ao motor, o novo Fiat Ducato 2018 mantém o 2.3 litros turbodiesel, mas com aprimoramentos para entregar 3 cv e 0,5 kgfm a mais, chegando a 130 cv, a 3.600 rpm, e 32,7 kgfm, a 1.800 rpm.
Ele está associado a uma transmissão manual, agora com seis marchas. Segundo a marca, essas mudanças resultam numa redução de 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. O tanque de combustível está maior em dez litros, totalizando 90 litros de capacidade.
A marca dispõe também de 29 acessórios Mopar desenvolvidos para o novo modelo, como iluminação em LED do vão de carga, retrovisor central com câmera de ré e engate removível para reboque.
Nas ruas
A concessionária Fiat Betiolo cedeu a versão Chassi para test drive. O Fiat Ducato 2018 tem um desempenho condizente para a categoria. Com 130 cv e 32,7 kgfm, o motor gira entre 3.600 e 1.800 rpm, respectivamente, que é a faixa onde atuam os máximos de potência e torque.
Equipado com transmissão manual de seis marchas, o Ducato tem engates precisos e macios, garantindo conforto ao motorista, que dirige em posição elevada.
Além da boa saída, o veículo apresenta retomadas que atendem à proposta, que é transportar cargas e passageiros com segurança. Assim, o modelo tem direção hidráulica bem leve e progressiva em estrada, freios com ABS e EDB que permitem frenagens fortes sem desequilíbrio do veículo e suspensão com calibração firme, melhorando a estabilidade, em especial nas curvas.