O governo de Lajeado quer reestabelecer a parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, a Amturvales. Um projeto foi encaminhado à câmara de vereadores para regularizar o repasse de valores à entidade. Prefeito e profissionais da área apostam no segmento do comércio e eventos para atrair mais visitantes à região.
De acordo com a matéria, que ainda não foi avaliada pelos parlamentares, a contribuição visa a assegurar a manutenção da entidade, a equipe técnica, e auxiliar no desenvolvimento do turismo regional. Entre outras ações atribuídas à Amturvales, auxiliar na implantação da legislação municipal voltada ao segmento econômico.
O acordo entre governo municipal e a entidade com sede em Encantado também busca “fomentar a sustentabilidade ambiental, cultural e sócio econômica”, e “promover de forma cooperativa subsidiária o desenvolvimento do turismo municipal e regional em toda a multiplicidade de seus aspectos”, auxiliando na promoção de eventos na cidade.
“Turismo de negócios. Nós temos nossa ideia como município. Agora, juntamos força regional com a Amturvales”, resume o prefeito Marcelo Caumo.
Com o repasse, que será de R$ 2,3 mil mensais, a Amturvales será responsável por auxiliar na formatação, promoção e divulgação dos atrativos, projetos e roteiros turísticos locais e regionais, além de reivindicar, propor, encaminhar projetos junto a órgãos governamentais, a fim de viabilizar recursos para a infraestrutura, capacitação profissional, material promocional entre outras demandas do setor.
A matéria ainda prevê que o governo poderá, “a qualquer tempo”, notificar a entidade sobre a desassociação do quadro e consequente corte dos recursos. Sobre o valor, o Executivo atende a forma colegiada pelo conjunto de municípios reunidos em assembleia geral da Amturvales, que leva em consideração o tamanho dos municípios.
Número impreciso
A administração não tem números precisos sobre a quantidade de turistas que visitam a cidade. No Parque Histórico, por exemplo, um dos maiores investimentos do governo na área neste século, o controle é realizado apenas por um livro de visitas, que não fica disponível ao público durante os fins de semana.
Não há catracas ou qualquer outro meio de controle. O livro fica disponível apenas de segunda a sexta, das 7h30min às 12h, e das 13h às 18h, sendo deixado e retirado por pessoas que atuam como serviços gerais no parque. “Em fins de semana e feriados, como não há porteiro, o livro não fica disponível por questões de segurança”, reforça o turismólogo André Buosi.
Em 2017, por exemplo, 1.877 visitantes assinaram o livro. Já nos quatro primeiros meses de 2018, o número chega a 406 (até o dia 2 de maio). “Estima-se que o número de visitantes seja muito maior, talvez o dobro, o triplo, não há como afirmar. Porque a maior procura pelo local ocorre justamente em eventos noturnos, como o Ratzday, e em fins de semana e feriados.”
A mesma forma de contagem é realizada em outros dois importantes pontos turísticos da cidade. No Museu Bruno Born, junto à Casa de Cultura, os dados são mais confiáveis em função de sempre haver porteiro. Lá, foram 1.557 visitantes em 2017 e apenas 350 nos quatro primeiros meses deste ano.
Já no Jardim Botânico, espaço que costuma receber muitas escolas, também, os números são maiores. Foram 23.733 turistas no ano passado, e 7.157 em 2018.
“Roteiros passam por Lajeado”
Presidente da Amturvales, Rafael Fontana enaltece a volta de Lajeado ao quadro, mas garante que a entidade sempre trabalhou com o município. “Em 2017, mesmo fora do quadro associativo, fizemos todo um diagnóstico da cidade. Lajeado sempre faz parte de todos os roteiros, pela capacidade de ofertar hotéis e alimentação.”
Segundo Fontana, a cidade tem cerca de mil leitos, e a maioria dos turistas que passa pelo Vale opta por se hospedar em Lajeado
Em janeiro, a Amturvales constava com 15 municípios associados. Hoje, conforme o presidente da entidade, são 21 conveniados. “Lajeado será o 26o. E queremos chegar a 30 nas próximas semanas”, aposta.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br