O projeto que estabelece o novo Plano Diretor de Lajeado vai para a câmara de vereadores nos próximos dias. No máximo, semanas. Algumas das propostas causam alvoroço pela cidade, como a redução do índice de construção de 6 para 3. As novas regras para a criação e abertura de loteamentos são outro tema polêmico.
Para democratizar e incentivar uma saudável troca de ideias, cotejar os diferentes pontos de vista, o jornal A Hora promove painel hoje à noite, a partir das 18h30min, na Acil. Representantes do governo, do Legislativo, professores, Ministério Público e líderes de entidades integram debate sobre o Plano Diretor e as nuances que cercam a elaboração do documento.
A relevância e importância do tema motiva o encontro. Não é toda hora que Lajeado faz ou refaz o Plano Diretor. Estamos, entre outras coisas, direcionando os rumos da cidade para as próximas décadas. Os impactos serão latentes para as gerações futuras e temos o compromisso – e a obrigação – de contemplar todas as variáveis e preservar, acima de tudo, o interesse da coletividade. Para isso, é imperioso preterir vontades e interesses individuais ou classistas para favorecer uma cidade ordenada, capaz de evoluir e não apenas crescer.
O debate de hoje é aberto ao público. Participar é fundamental para quem se importa com o futuro de Lajeado e quer garantir a qualidade de vida para as próximas gerações.
Poucas opções
A decisão do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, em não disputar a eleição a presidente da República, abre um vazio de opções ainda maior. Barbosa era uma espécie de “fato novo”, dissociado das pechas atribuídas aos políticos de “carteirinha”. Com o declínio dele, a corrida de outubro se apresenta cada vez mais perigosa e imprevisível. Ao que tudo indica, teremos mais do mesmo de candidatos, com o agravante de que a democracia nunca esteve tão ameaçada.
Pré-candidatos
Aos poucos, os nomes que concorrerão a uma das 55 vagas na Assembleia Legislativa ficam mais visíveis. Sidnei Eckert, Mariela Portz, Douglas Sandri, Sérgio Kniphoff estão com o “time em campo”, ainda que a campanha comece oficialmente apenas em 16 de agosto. Além deles, Enio Bacci, atual e único deputado estadual do Vale, concorre à reeleição. A lista de postulantes originários do Vale não deverá ficar menor a 15, tendo em vista a movimentação nos bastidores partidários. Por consequência, as chances de êxito também serão menores.
Saúde além do alimento
Lajeado desponta como polo de saúde de alta complexidade no interior do estado. O Hospital Bruno Born Born é referência em várias especialidades. A Univates, com o Centro Clínico e os cursos de Medicina e Odontologia, assume protagonismo e reafirma a vocação regional para além da produção de alimentos. Temos clínicas médicas consolidadas, hospitais de igual relevância em outras cidades, entre outros.
Amanhã pela manhã, será apresentado novo empreendimento que colocará Lajeado em destaque no interior do RS. Os médicos Marcos Höher e Sílvio Pulita abrem as portas do Centro de Reprodução Humana Bruno Born. Construção de mais de 1,1 mil metros quadrados dentro do hospital recebeu investimento superior a R$ 3 milhões. Equipamentos de última geração e profissionais de alta formação e capacidade técnica começam a oferecer serviço, até então, quase restrito a clínicas da capital.