O prazo para o alistamento, transferência e revisão do título de eleitor encerra hoje. No último dia para fazer ajustes no documento, os cartórios eleitorais atendem em horário especial, das 9h às 18h.
Os eleitores devem comparecer munidos de documento de identificação, CPF, comprovante de residência. Jovens que completaram 18 anos até o dia 31 de dezembro também precisam apresentar o comprovante de alistamento militar. Quem está em situação irregular não poderá votar nas próximas eleições.
Ontem o movimento foi intenso durante todo o dia nos cartórios eleitorais. O auxiliador de produção de Muçum, Luiz Eduardo de Almeida, 21, foi até Encantado para regularizar a situação. “Nunca votei. Fui deixando. Agora vou pagar uma multa e regularizar a situação para poder votar. A gente precisa eleger alguém e é necessário.”
A dona de casa Francieli Borba, 29, aproveitou para transferir o título de Soledade para Encantado, onde reside faz nove anos. “Antes só justificava, mas este ano eu quero votar, por isso, vim fazer a transferência”, salienta.
Durante o sábado, dia de atendimento em horário especial,160 pessoas procuraram o Cartório Eleitoral para regularização do título. Na segunda-feira, foram mais 187 atendimentos ao longo do dia.
A movimentação também foi intensa nos cartórios de Lajeado e Estrela. Na maior cidade do Vale, mais de 500 eleitores compareceram ao órgão entre segunda-feira e ontem. Em Estrela, foram registrados mais de 320 atendimentos nos dois dias.

Francieli aproveitou a segunda-feira para transferir o título para Encantado
Atualização obrigatória
Quem deseja transferir o título de eleitor para outra cidade, regularizar a situação ou fazer o documento tem até hoje para isso. O prazo para quem ainda não fez a biometria nos municípios onde é obrigatório também encerra hoje.
Quem está em situação irregular com o título de eleitor pode ter o CPF cancelado. O período de regularização reabre somente após um mês do segundo turno das eleições, em novembro.
Para quem tem o título de eleitor em Encantado, Lajeado e Estrela, a biometria ainda não é obrigatória, e será exigida somente a partir de 2019. Mas interessados já podem atualizar o cadastro.
Inauguração
Nesta sexta-feira, 11, às 12h, ocorre a inauguração da nova sede do Cartório Eleitoral. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Carlos Cini Marchionatti, e a juíza eleitoral da 67ª Zona Eleitoral de Encantado, Jacqueline Bervian, participam.
O endereço é a rua Júlio de Castilhos, 774, 2º andar, em frente ao Hospital Beneficente Santa Terezinha. Além de Encantado, a área de atuação da comarca inclui os municípios de Doutor Ricardo, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br