A oportunidade de alcançar um emprego na maior rede de supermercados do município levou mais de 700 pessoas ontem ao ginásio do bairro Montanha. A seleção foi para 90 vagas abertas para a nova unidade do Imec, que está em construção no mesmo bairro e tem inauguração prevista para este ano, ainda sem data definida.
De acordo com a analista de recrutamento e seleção da empresa, Ana Claudia Scarvonato Lamb, a procura superou a expectativa da rede, que esperava receber entre cem e 150 candidatos. Segundo ela, todos os participantes preencheram uma ficha e participaram de uma entrevista rápida.
“Até o fim da semana, ligaremos para as pessoas aprovadas na primeira etapa para agendar uma nova entrevista, no nosso centro de distribuição”, afirma. Conforme a analista de recrutamento, o perfil dos participantes na seleção é muito variado, e vai desde adolescentes em busca do primeiro emprego até pessoas mais experientes que tentam se recolocar no mercado de trabalho.
É o caso de Ricardo Müller, 49. Desempregado desde o dia 6 de janeiro, perdeu as contas de quantos currículos entregou desde então. “Eu vou todos os dias em várias empresas. Quando soube da seleção para a Imec, me organizei para chegar cedo e tentar.”
No último emprego, Müller fiscalizava a entrada e saída de pessoas em um estacionamento, por isso, tem preferência por vagas de repositor ou porteiro.

Cerca de 300 pessoas já estavam na fila quando os portões do ginásio foram abertos, às 8h. Seleção e entrevistas seguiram até as 19h de ontem
Para Luane Dias, 18, a seleção pode significar a oportunidade de conquistar o primeiro emprego. Em busca de uma colocação no mercado faz cerca de dois meses, afirma que existem postos disponíveis no mercado da região. “O problema é que praticamente todos exigem experiência e que todas as vagas são disputadas por no mínimo quatro pessoas”, ressalta.
Conforme Luane, como o Imec é uma empresa que oferece oportunidade para jovens inexperientes, valeu a pena acordar cedo e enfrentar a fila que se formou ao redor do ginásio.
Oportunidade de crescimento
Operadora de máquina até dezembro do ano passado, Clarice Kiesel, 28, foi demitida devido a uma redução no quadro de funcionários na empresa onde trabalhava. “Ficaram apenas os trabalhadores com mais tempo de firma”, lembra. Desde então, faz bicos como faxineira ao mesmo tempo em que busca uma recolocação no mercado formal.
Ela procura uma oportunidade como fiscal e operadora de caixa, ocupações com experiência comprovada em carteira. Cliente do Imec, acredita que a empresa oferece a oportunidade de crescimento necessária para o bom desempenho dos profissionais. “Meu sobrinho trabalha na empresa, começou como repositor e hoje ocupa um cargo de gerência”, enaltece.
Conforme Ana Cláudia, a empresa tem uma política de oportunizar o crescimento, tanto de pessoas que já compõem o quadro de funcionários quanto das que chegam do mercado.
Segundo ela, não há um limite de idade para a contratação e a única exigência é ser maior de 16 anos. “Ficamos muito felizes hoje, porque as pessoas demonstram esse desejo de trabalhar no Imec.”
Conforme a analista de recrutamento, durante a seleção, todos os candidatos foram entrevistados. “Fizemos dessa forma porque nem sempre conseguimos conhecer as pessoas somente com o currículo, sem conversar com elas.”
As vagas disponíveis são para auxiliar de limpeza, empacotador, tesoureiro, operador de caixa e repositor. Também há cota de postos para pessoas com deficiência e oportunidades por meio do programa Menor Aprendiz.
Imec Montanha
O Imec Montanha será o quarto supermercado em Lajeado e a quinta unidade do grupo no município, incluindo o atacarejo Desco Super&Atacado. Terá uma área de 3.681,53m², 105 vagas de estacionamento e dois acessos, pelas ruas Irmando R. Weisheimer e Nicolau A. Junges.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br