Debate aborda o futuro da cidade

Lajeado - CIDADES EM PAUTA

Debate aborda o futuro da cidade

Plano Diretor pauta encontro de amanhã na Acil

Debate aborda o futuro da cidade
Lajeado

A proposta de estabelecer critérios para o índice de ocupação do solo das construções, contida no projeto do novo Plano Diretor, é tema de debate na Acil. Promovido pelo A Hora, o evento ocorre amanhã, a partir das 18h30min, e reúne representantes do poder público, líderes de entidades e professores.

De acordo com o diretor de conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, a proposta do governo municipal é de reduzir o índice de construção em 20%. Com menos ocupação do solo, a intenção é proporcionar mais espaço para área verde e ventilação entre os prédios. A proposta é rechaçada por boa parte das empresas de construção civil.

“Propusemos esse debate diante da seriedade do tema e do quanto isso impacta na vida e na formatação da cidade em médio e longo prazo”, alega. Conforme Weiss, o momento é propicio porque estamos diante da construção do plano diretor, legislação que deve perdurar por décadas.

“Precisamos de uma decisão madura e consorciada no que há de mais moderno em construção e urbanismo para o planejamento da cidade”, acredita. Segundo ele, o A hora tem sido protagonista em promover e alimentar discussões sobre temas que dizem respeito a sociedade.

“Faremos essa mesa redonda aberta ao público, para que interesses comerciais específicos de algumas classes não se sobressaiam ao interesse coletivo”, ressalta. Para Weiss, o plano diretor uma cidade mais organizada e que cresça de forma mais ordenada, e boa parte dos problemas existentes hoje no município são resultado da ausência de regulamentação nas construções.

Participam do encontro representantes do Sinduscom-VT, Acil, Executivo e Legislativo municipal, Univates, Seavat e do Ministério Público.

Desafio frente a diferentes opiniões

O projeto do Plano Diretor passou por diversas audiências públicas ao longo do ano passado e mostrou os desafios de integrar no documento as diversas opiniões sobre o futuro da cidade.

Na Construmóbil do ano passado, o projeto do A Hora, Cidades em Pauta, reuniu autoridades, estudiosos e empresários. Cinco assuntos nortearam as discussões sobre a qualidade de vida. Entre eles, o saneamento básico, considerado o mais necessário e de difícil realização. Outra temática foi a mobilidade urbana. A organização obriga os moradores da cidade a extensos deslocamentos das áreas periféricas para o centro. Para isso, precisam utilizar o transporte público, veículos ou bicicletas.

Neste mesmo campo, o transporte público precisa ser repensado, com mais linhas de ônibus entre os bairros e o centro.

Uma licitação para criar circulares chegou a ser chegou editada, mas devido a questões legais, a concorrência não aconteceu. No encontro do ano passado, o arquiteto Alexandre Pereira Santos, considerou que qualificar a ocupação urbana em áreas centrais como uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana.

Citou como exemplo o caso do projeto de qualificação das calçadas feito em Nova York. Secretária de Transportes da cidade decidiu fechar várias praças aos carros, entre elas, a Times Square, transformado-a num grande calçadão. Também reduziu o número de pistas da Broadway pela metade, dobrando as calçadas dos dois lados. O que garantiu 60% de aumento no faturamento do comércio local.

Painelistas

Rafael Zanatta – Secretário de Planejamento
Jairo Valandro – Diretor do Sinduscom-VT
Aline Eggers – Presidente da Acil
Eder Spohr – Presidente da Câmara de Vereadores
Alexandre dos Santos – professor da Univates
Sérgio Diefenbach – Promotor de Justiça
Evelize Ribeiro – Seavat

Saiba Mais

O que: Debate sobre o índice de construção proposto pelo novo Plano Diretor de Lajeado
Quando: Dia 9 de maio
Onde: Salão da Acil
Horário: 18h30min

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais