Aventura, diversão e barro, muito barro, proporcionaram aos cerca de 700 participantes do Mega Race, em Bom Retiro do Sul, uma manhã inesquecível.
Acostumado com a rotina de escritório, o gerente comercial Estevão Heisler veio de Santa Clara do Sul acompanhado da mulher Franciele Schmitz e do casal de amigos Anderson Kohlrausch e Renata Larssen, para a prova quarteto participação 6km.
Sem o hábito de praticar esportes, Heisler acreditou que teria dificuldades para completar a prova, mas saiu satisfeito com o resultado. “Os obstáculos viraram uma diversão pelo fato de os amigos estarem tentando fazer também, certamente participarei da próxima edição.”
Pela terceira vez consecutiva no evento, a moradora de Estrela, Franciele da Rosa, disputou a prova dos 10km individual elite e comemorou a segunda colocação na categoria 36 a 45 anos com o tempo de 1h28min.
Ela destacou a organização, pois, diferente dos outros anos, as pessoas corriam mais até os obstáculos sem congestionamento de atletas no percurso. “Torço para que mais eventos como esses ocorram aqui na região.”
Para o radialista Rangel Felipe Huppes, o MegaRace foi feito para todos participarem. “É uma corrida para gente grande, mas que também pode ser encarada por atletas de fim de semana, tendo em vista que o grande desafio é completar o percurso e o maior prêmio é a satisfação de vencer a si mesmo, vencer os obstáculos e a linha de chegada.”
Para ele, a parte mais complicada foram nas argolas e a subida nas cordas na vala. “No final, foi muito legal e por mais que você se sinta preparado nesta prova você percebe que não está preparado o suficiente.”
Galeria de fotos
Primeiro o pai, depois o filho
Morador do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Marcelo Corrêa, 41, trouxe o filho Artur, 7, para participar pela primeira vez. “Vim no ano passado e vi que tinha para crianças, então, resolvi trazê-lo para se divertir.”
Segundo Corrêa, atividades como essas são importantes para incentivar as crianças a pegar o gosto pelo exercício físico. “Eles viram aqui que dá para se exercitar brincando.”
Cheio de lama no rosto e sorrindo, Artur contou ao pai sobre a participação. “Achei muito legal, gostei muito dos obstáculos com lama, quero participar de novo.”
No ano passado, Renata Schaeffer ficou na quarta colocação na modalidade quarteto. Na ocasião, o filho Ryan Messer, 5, subiu junto ao pódio. Sempre acompanhando a mãe nas corridas, pediu para participara da prova kids. “Ele vai sempre comigo nas corridas e pegou gosto pela coisa. Super incentivo e ofereço todas as experiências possíveis. Já falou que na próxima vai de novo.”
Segunda vez
Em outubro do ano passado, o agente de turismo Rodrigo Faleiro, 27, disputou na modalidade quarteto. Nesse domingo, procurou um novo desafio e participou na elite individual 6km. Com o tempo de 1h4min, superou os 15 obstáculos. Ficou na 28ª colocação na categoria entre 26 e 35 anos, e 90º geral. “O participante deverá estar muito bem tanto física e quanto psicologicamente, pois a prova tem muitas dificuldades.”
Para Faleiro, o ponto alto foram os obstáculos e a solidariedade entre os atletas. “O bonito foi que em alguns obstáculos um ajudava o outro, apesar de ser cada um por si, existiu o aspecto da solidariedade com o colega que estava logo atrás da gente.”
Participante de corridas faz oito anos, o lajeadense Umberto Mallmann acredita que o Mega Race é diferente das outras. “Nas duas edições que participei, fui em equipe e participação, então, deu para curtir bastante a relação com a natureza e com os outros integrantes da equipe.”
Brutus se destaca
A Associação Brutus do Gaúcho foi um dos destaques do evento. A turma dominou o pódio nos 10km masculino.
Segundo o tesoureiro da equipe, Guilherme Pretto, cerca de 20 associados participaram.
Para ele, esse tipo de corrida é diferente e nem sempre o mais rápido vence. “Nesse tipo de prova, vence aquele que tem mais força e resistência, e não quem tem mais velocidade.”
Galeria de fotos
Avaliação
Desde a primeira edição, em abril do ano passado, o número de inscritos cresce. No início, foram pouco mais de 200 atletas. Nesse domingo, foram cerca de 700 participantes de diversas cidades do RS e dos estados de SC, SP e RJ.
Para o organizador Robson Bohrer, o evento superou todas as expectativas. “Tudo ocorreu dentro do esperado, recebemos um monte de feedback positivo dos participantes, pessoas que pretendem retornar e prometendo trazer mais amigos.” Bohrer já adianta que a próxima edição já está sendo programada. Vai ocorrer entre outubro e novembro.
Para ele, o ponto alto do evento é o atendimento. “Temos uma equipe muito atenciosa e divertida, batemos nessa tecla de dar atendimento diferenciado aos participantes, para que tenham um ótima prova”.
De acordo com ele, nos próximos dias, as fotos serão publicadas na página do Mega Race no Facebook.
Números
A segunda edição contou com a participação de 700 atletas divididos nas categorias masculino, feminino e quarteto nas distâncias de 5 e 10 quilômetros, além da participação quarteto e individual.
Na prova de 10km masculino, foram 77 inscritos e 67 que completaram o percurso. O campeão foi Luken Goettens, com o tempo de 54min42seg. Seguido de Anderson Grosskopf e Guilherme Pretto.
Já no feminino, 22 das 27 pessoas que iniciaram a prova concluíram. Isadora de Albuquerque venceu, seguida de Tatiane Dobler e Fernanda Finkler.
Na distância de 6km, 68 dos 78 homens concluíram a prova, vencida por Matheus Decol, seguido de Gilsandro Scalco e Fernando Ecco.
No feminino, Jéssica Fachini terminou em primeiro, seguida de Caroline Godois e Angela Schardong. A prova teve 49 competidoras e 41 concluíram.
Quarenta quartetos disputaram as provas de 6 e 10 quilômetros. Desses, 39 concluíram o trajeto.