Decidido a conhecer as belezas naturais da região, o casal de estudantes Ana Caroline Kautzmann, 21, e Klaus Krein, 23, resolveu iniciar uma aventura a dois. Os passeios de fim de semana renderam belas fotos e uma ideia. “A gente tinha muitas imagens lindas de cascatas aqui do Vale do Taquari, bem como informações úteis dos locais. Como achamos ruim publicar tudo nos nossos perfis pessoais do Instagram, criamos o perfil Trip Barata”, relembra Ana.
Engajados em dar visibilidade aos potenciais de turismo local, os dois iniciaram uma série de pequenas viagens e testes para colocar tudo no ar. Informações sobre opções diferentes e baratas de lazer para refrescar corpo e alma nos fins de semana. “A ideia era se divertir muito gastando pouco”, relembra Ana.
Passeio para todos
Animados com a repercussão do projeto, Ana e Klaus decidiram dar um passo a mais. Divulgaram em suas redes sociais o primeiro passeio coletivo do projeto. “Não sabíamos muito bem se as pessoas iriam mesmo aderir à proposta, mas resolvemos arriscar”, diz. Para a surpresa dos dois, tão logo publicaram o convite, chegaram as mensagens para inscrição. “Um moço de Porto Alegre entrou em contato comigo e disse que estava organizando uma van. Algum tempo depois, ele já tinha fechado duas”, conta Ana.
Com 50 pessoas reunidas, o casal iniciou a primeira aventura em grupo, batizada de Trip Coletiva. Os participantes pagaram inscrição simbólica de R$ 10 e receberam mimos como chocolates e adesivos para identificar os carros. “Usamos as inscrições para investir em equipamentos e fotografar os participantes, para que tenham lindas lembranças dos momentos off-line em contato com a natureza”, revela.
O Trip Barata cresceu e se integrou a um projeto da universidade onde estudam. Agora buscam patrocinadores que se identifiquem com a preservação ambiental e a exploração do turismo rural. “Temos como desafio conseguir parceiros do projeto para que seja viável dar continuidade e aumentar os adeptos. A próxima trip é neste domigo, 6”, explica. O Trip Barata expandiu e inaugurou seu canal no Youtube, revelando mais detalhes sobre os pontos turísticos. “Para a edição de imagens, temos o apoio do Maicon Schnorr, a Kalber Fardamentos com as roupas personalizadas e a Tropical FM com spots”, agradece.
Eu fui!
“Comecei a seguir o perfil do Trip Barata no Instagram porque achei a proposta muito legal e para ter indicações de locais para fazer trilhas e cachoeiras que eu ainda não conhecia. Esse projeto é ótimo para divulgar o turismo rural. É algo que com o tempo pode ser muito mais explorado aqui na região. Contanto que quem vá explorar, ou nós que participamos dessas atividades, sempre estejamos atentos para não agredir o meio ambiente.”
Amanda Cantú Rodrigues Soares, 23, estudante
“Eu achei o Trip Barata pelo Instagram. Sou de Porto Alegre e estava procurando alguém que fazia trips guiadas. A assistência recebida foi maravilhosa, prestaram apoio sobre a trilha que fizemos em Vespasiano Corrêa. Nos apresentaram a trilha e locais que nunca tinha visitado. Fomos em um grupo de quase 30 pessoas. É de extrema importância ter alguém assim, disposto a ajudar e apresentar o local, como eles fizeram. O grupo tinha pessoas de 16 a 30 anos e também encontramos em outros com crianças e idosos, foi incrível!”
Matheus da Silva Machado, 20, Auxiliar Administrativo
“Acho muito bacana esse turismo na região porque o Vale é cheio de locais assim, temos muitas opções. É muito válido aproveitá-los já que é um passeio que não gera grandes custos e te leva a estar em um grande contato com a natureza, fugindo da vida na cidade. O turismo local deveria ser mais estimulado porque público existe e locais para visitação também. Por exemplo, na trip coletiva que teve, vieram muitas pessoas de Porto Alegre, um local que não tem a estrutura de natureza que a nossa região tem.. Acho que poderiam ser feitos estímulos por parte das esferas públicas para que esses lugares sejam mais visitados, mais vistos e lembrados, e principalmente mais bem cuidados, com dicas e conselhos para mantermos os locais na sua forma natural.”
Jardel Feldens, 22, Consultor de Aluguel
“A nossa região tem o privilégio de possuir uma natureza exuberante, acessível para todos, porém, muitas vezes desconhecida dos próprios moradores. O turismo local é uma forma de valorizar a nossa cultura, identidade e desenvolver um olhar mais apurado sobre as possibilidades que existem perto de nós, além do contato com a natureza ser fantástico! Considero atividades para todas as idades. Basta disposição! Meu filho de 7 anos acompanhou a trip e adorou! Fez toda a trilha pela mata e sentiu-se o próprio aventureiro. No final, um merecido banho de cachoeira, no raso, claro (risos).”
Regina Scheunemann, 38, Fucionária Pública