Não basta aplaudir. É preciso se engajar.

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

Não basta aplaudir. É preciso se engajar.

Esta semana foi especial para o A Hora. O projeto PENSE – Programa de Ensino e Educação – Solidário ganhou forma.
A Caravana do PENSE fez sua estreia na Escola Estadual Vidal de Negreiros, em Estrela, ao lado dos parceiros Univates, CRON, SICOOB e Dale Carnegie.
A receptividade não podia ser melhor. A diretora Kátia Musskopf e sua equipe foram adoráveis durante toda a manhã. O entusiasmo, a curiosidade e a participação marcaram o evento.
Uma das ações mais nobres que o jornal já idealizou, o PENSE coloca a educação e os professores da região em primeiro plano. Também traz à tona a experiência do convívio entre sociedade e escola. Alunos, professores, jornalistas, médicos, diretores de empresas e profissionais das variadas áreas se integram e interagem por meio de atividades lúdicas, palestras e diálogos.
Aflora o espírito de cooperação, do envolvimento e da solidariedade. Ações voltadas à saúde, reflexão pessoal e relacionamento interpessoal mostram que a escola está aberta para novas experiências.

2018_05_05_Cristiano Duarte_PENSE_COLUNA DO ADAIR (4)

(SEM LEGENDA)


Durante mais de três horas, nossa caravana conviveu com 200 alunos e mais de uma dezena de professores. Uma experiência rica para ambas as partes.
Saí do Vidal de Negreiros convencido de que a educação não carece de aplausos. Precisa de engajamento, participação e interesse.
Aproximar a sociedade dos alunos e professores permite enxergá-los, ouvi-los e percebê-los com suas realidades.
Enquanto nós, cidadãos, empresários ou profissionais de qualquer área não compreendermos o compromisso individual com a educação, o nosso país não muda.
Não basta criticar e esperar tudo do governo. Nada acontecerá de diferente se o cidadão ficar de braços cruzados. Reclamar não contribui, apenas transfere a culpa.
Na mesma data, à noite, uma boa surpresa no Lions Clube Centro de Lajeado. Uma palestra sobre voluntariado levou convidados de todas as idades, mas o que impressionou foi o amor e a entrega verdadeira dos leoninos, alguns com mais de 80 anos.
A prática da doação por meio do trabalho às causas comuns não tem idade.
Apesar do contraste entre o público escolar e do clube de serviço, percebi semelhança nos ambientes: de manhã, centenas de alunos e adolescentes àvidos por conhecimento, troca e inovação. À noite, sexagenários, septuagenários e octogenários àvidos por cooperação, integração e solidariedade. O ciclo da vida.
[bloco 1]
Assim como a inocência das crianças desperta nossa admiração, a sabedoria dos mais velhos nos encanta pela simplicidade com que ambos enxergam a vida.
E aí, quando me remeto ao dia atucanado e corrido, fica impossível não refletir sobre as coisas da vida. Então me pergunto: qual será o legado que eu vou deixar? Como cidadão, o que posso fazer para não passar em branco?
Dinheiro, poder, prestígio ou qualquer outro atributo venerado pelos homens não passam de meros caprichos imbuídos de boa dose de vaidade e ambição vazia. De nada adianta ser um afortunado de bens materiais, se a alma segue vazia e sequer consegue responder às duas perguntas do parágrafo anterior.
A coluna de hoje vai em forma de reflexão, ao cidadão, seja da condição social ou intelectual que for. Se quisermos um mundo melhor, então, adotemos uma atitude de engajamento e não de distanciamento.
Aplaudir a educação é legal, mas não basta. É necessário se engajar para a multiplicação ocorrer de fato.


Plano Diretor em debate

O A Hora marcou para quarta-feira, dia 9, às 18h30min, o debate sobre o Plano Diretor de Lajeado, na Acil. Participam da discussão a anfitriã, presidente da Acil, Aline Eggers; o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta; o construtor Jairo Valandro, do Sinduscon; o promotor Sérgio Diefenbach; o presidente da câmara, Eder Sphor; o professor da Univates, Alexandre Pereira Santos, e um representante do Seavat, a confirmar. O evento é aberto ao público.


Prefeito vira alvo

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), entra na “linha de tiro” das investigações. A aprovação de abertura de uma comissão processante na câmara gera um alto desgaste e vulnerabilidade política. A cassação é outra história, mas ser alvo de um expediente dessa natureza nunca é saudável ao governo.
O pai, Ricardo Brönstrup, considerado pelo MP o “líder da organização”, continua no presídio de Lajeado.

Um bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais