A sequência de assaltos motivou reunião de emergência entre representantes do poder público, comerciantes, gerentes bancários e autoridades da segurança pública. O objetivo do encontro foi debater soluções para o avanço da criminalidade.
O prefeito Edmilson Busatto iniciou a reunião falando sobre as alternativas em âmbito municipal para combater o crime. Uma delas, afirma, é a instalação de câmeras de monitoramento, cujo custo aproximado chegaria a R$ 600 mil.
“Podemos custear parte dos valores, e parte poderia ser paga pelos bancos e comércio beneficiados”, sugere. Em relação à falta de efetivo da Brigada Militar, Busatto abordou a possibilidade de o município oferecer moradia para atrair o interesse de transferência de policiais.
O prefeito questionou o delegado que assumiu a DP da cidade, Márcio Moreno, sobre a efetividade das propostas. Conforme Moreno, no município desde o início de março, apesar de pequena, Bom Retiro do Sul registrou todos os cinco tipos crimes mais graves neste ano. São eles, homicídio, estupro, tráfico de drogas, extorsão e roubo à mão armada.
Apesar de considerar o tempo de atuação pequeno para uma análise mais aprofundada, o delegado acredita que o crescimento nos índices criminais na cidade está diretamente relacionado à migração de criminosos de Porto Alegre e Região Metropolitana.
“Ao mesmo tempo em que reduziram os índices na capital e cidades da grande Porto Alegre, as organizações criminosas buscam ampliar os seus tentáculos no interior”, aponta. Lembra que, além de estar próximo da capital, o Vale do Taquari é uma região rica e tem na BR-386 uma rota de fuga facilitada.
Inteligência e estrutura
Para Moreno, a troca de informações entre as autoridades policiais e a população é uma das formas mais eficazes de se investigar os crimes e desarticular as quadrilhas.
De acordo com ele, o videomonitoramento ajuda, mas não soluciona os problemas. “Usam carros roubados, com placas falsas, por isso, é difícil identificar por meio do vídeo.”
O delegado falou ainda sobre as dificuldades estruturais da PC. Segundo ele, o trabalho no município é realizado com uso de computador, internet e equipamentos pessoais, além de ter apenas uma escrivã e ele na delegacia.
“Enfrentamos bandidos fortemente armados em condições desiguais”, classifica. De acordo com o prefeito Busatto, o município pode auxiliar com a cedência de internet, equipamentos e mesmo de um funcionário para atender na delegacia.
Comandante do 40o BPM, o major Marcelo de Abreu Fernandes citou o exemplo de Estrela, onde o Conselho Municipal de Segurança tem um fundo em que diversas entidades contribuem com recursos para projetos do setor.
Medidas
Ao fim da reunião, as autoridades presentes se comprometeram a trabalhar politicamente para a vinda de mais policiais para o município, para criar o conselho e o fundo municipal de segurança pública, que seria utilizado para auxiliar na aquisição de equipamentos para as polícias.
Também ficou estabelecida a busca de recursos para implementação do sistema de videomonitoramento e a realização de um trabalho de conscientização da população para que contribua com denúncias sobre ações e pessoas suspeitas de cometer crimes. A intenção é criar um canal específico para receber denúncias.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br