O sedã mais vendido do Brasil, Chevrolet Prisma, chega à versão 2018 com algumas novidades. Fabricado em Gravataí, é feito junto com o Onix e está na segunda geração. A primeira era derivada do Celta. Com o hatch atual, o sedã faz uma dupla imbatível, que recebeu atualização visual, estrutura reforçada e alterações para reduzir o consumo de combustível.
Segundo o consultor de vendas da JA Spohr, Saul Delazeri, a procura pelo carro é alta na concessionária. “O Prisma é bastante procurado por famílias, que querem um veículo sofisticado, com itens de conforto e conveniência atrativos.”
Entre os destaque do veículo, Delazeri cita o design jovial, a motorização e o acabamento interior superiores aos concorrentes. “É o veículo sedã mais vendido do país. É um carro ideal para se viajar a trabalho ou a passeio. É um sedã com design esportivo, moderno e sofisticado.”
Detalhes
Com 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos, o Prisma 2018 tem um estilo bem interessante, oferecendo um bom porta-malas com 500 litros de capacidade, assim como peso baixo. Tem ainda tanque de 54 litros.
A frente é baixa e recebe faróis com opção de LEDs diurnos. A grade dividida ostenta o logotipo da Chevrolet. Detalhes cromados, para-choque com grandes ressaltos nas laterais e faróis de neblina circulares ainda fazem parte da dianteira. As rodas de liga leve aro 15 polegadas têm desenho harmônico e os pneus 185/65 R15 dispõem de sensores para medição de pressão.
Na traseira, apresenta lanternas compactas e redesenhadas com iluminação eficiente, bem como tampa do porta-malas com defletor de ar natural. O para-choque tem refletores noturnos, bem como câmera de ré. O aplique central é preto e os retrovisores são na cor do carro.
O Prisma 2018 estreia apenas uma nova opção de cor para a carroceria e tem reposicionamento dos logotipos na tampa do porta-malas. Outra novidade é a introdução do aplicativo Waze na atualização do sistema Android Auto.
Versões
O modelo é vendido nas versões Joy 1.0, Advantage 1.4, LT 1.4 e LTZ 1.4, essas últimas com opção de câmbio manual ou automático. A Joy 1.0 ainda tem a carroceria da versão anterior, a mais simples.
A Advantage traz mudanças no visual, empregando lentes escurecidas nos faróis, bem como pintura em preto brilhante. As rodas são de aço, com as calotas escurecidas. Por dentro, recebe rádio simples com USB e Bluetooth, além de trio elétrico, ar-condicionado e direção elétrica.
Já nas versões LT e LTZ, ambas com motor 1.4, o Prisma 2018 tem o visual atualizado, com frente baixa, novos faróis com LEDs diurnos, grade remodelada, para-choques novos, assim como lanternas. Essas opções têm mais equipamentos, destacando-se a multimídia MyLink II com os sistemas Android Auto e Car Play, bem como os diversos serviços do OnStar, que podem ser reproduzidos na tela da central de entretenimento.
Nas ruas
A concessionária Chevrolet JA Spohr cedeu para test drive a versão LTZ manual. Ela vem equipada com o motor 1.4 MPI da General Motors. Ele entrega 98 cv com gasolina e 106 cv no etanol, ambos obtidos a 6.000 rpm. Já os torques são de 12,9 kgfm na gasolina e 13,9 kgfm no etanol. O carro tem a ajuda da moderna transmissão manual de seis marchas.
Os confortáveis bancos mesclam material sintético e tecido em alto relevo e acomodam bem os ocupantes.
Na hora de acelerar, o motor impulsiona bem. Na hora de parar, o conjunto de freios a discos ventilados na frente e a tambores atrás trabalha bem.
Ficha técnica – Prisma LTZ Manual
• Motor: 1.4 dianteiro transversal, flex
• Potência: 98 cv (gas.) e 106 cv (etanol)
• Torque: 12,9 kgfm (gas.) e 13, 9 kgfm (etanol)
• Transmissão: manual de 6 marchas
• Freios: discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
• Direção: elétrica
• Suspensão: independente
McPherson e Eixo de Torção
• Rodas: liga leve aro 15 polegadas
• Pneus: 185/65 R15
• Comprimento: 4,27 m
• Largura: 1,70 m
• Altura: 1,48 m
• Entre-eixos: 2,52 m
• Pota-malas: 500 l
• Tanque: 54 l