Duas lombadas eletrônicas foram reinstaladas. Em Encantado, na ERS-129, no trevo do Rizzi, em Estrela, na Rota do Sol, no bairro Boa União. Há mais de um ano, os dois pontos de controle de velocidade, nos dois lados da via, haviam sido retirados.
Em Encantado, os acidentes são frequentes no local devido ao tráfego intenso de veículos e pedestres. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em abril, foram cinco registros.
Segundo o policiamento, o maior índice de colisões é devido à falta de atenção na travessia do trevo (por não respeitar a parada obrigatória), além da alta velocidade dos veículos.
O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), responsável pela rodovia, informa que ainda não há uma data definida para o início do funcionamento da fiscalização eletrônica.
Em nota, informa que falta a aferição do Inmetro. “Depende da liberação do Inmetro para que a empresa seja certificada e elas possam começar a operar. Infelizmente a questão não está na alçada do Daer”.
Fiscalização
Na quinta-feira passada, a PRE de Encantado fez a fiscalização no local com radar móvel. Durante 30 minutos, seis veículos foram multados devido ao excesso de velocidade. Conforme o policiamento, esse tipo de fiscalização está sendo realizado com frequência nesse ponto no combate às infrações.
“A intenção é prevenir acidentes”, salienta o policial Marcos Bresolin. Comenta ainda que no trecho há linha dupla contínua, não podendo-se ultrapassar e nem cruzar a via, sendo esse tipo de infração frequente. “Todas essas infrações, em ambos os sentidos, é o que gera muitos acidentes e engavetamentos”, relata. Os horários de maior fluxo são início da manhã, meio-dia e fim da tarde.
Acidente
Na manhã de sexta-feira, por volta das 7h, um caminhão volkswagen com placas de Marau tombou na ERS-129 km 86, em Muçum, no trevo de acesso ao bairro Fátima. O motorista teve ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) de Encantado.
Conforme a PRE, o caminhão vinha no sentido Vespasiano Corrêa-Encantado. A causa mais evidente foi pane mecânica nos freios devido à extensa descida do trecho. O veículo saiu da pista e se chocou em um paredão de pedras no trevo.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br