A estimativa é que cerca de mil pessoas participem hoje, no Parque do Imigrante, da 17ª Festa dos Comerciários. Alusiva ao Dia do Trabalhador, a programação terá atividades de lazer, entretenimento, integração, serviços, almoço, shows e sorteios de prêmios. O evento ocorre das 10h às 16h.
A festa é organizada pelo Sindicato dos Comerciários de Lajeado. Neste ano, será reservada aos profissionais do setor que contribuem com a entidade. Conforme o presidente Marco Daniel Rockenbach, o objetivo é proporcionar um momento festivo e de integração entre os trabalhadores dos diferentes segmentos do comércio.
A programação conta com a presença do Sesc e Senac. Haverá rodas de chimarrão, brinquedos, serviços gratuitos de cortes de cabelo, maquiagens e massagens, entre outros. Uma tirolesa e uma parede de escalarserão montadas. O almoço será livre para comerciários e dependentes menores de 10 anos (para maiores, o preço é R$ 25). A música ficará a cargo do grupo Saudades do Samba.
O sorteio de prêmios inicia por volta de 15h. Entre os destaques, estão três viagens de oito dias para Porto Seguro (BA), com meia pensão (hospedagem, café da manhã e jantar). Ao todo, mais de cem eletrodomésticos integram a lista de brindes a serem sorteados, incluindo máquinas de lavar, televisão, forno elétrico e micro-ondas.
Conscientização
A conscientização sobre o contexto político brasileiro também faz parte da programação. No período da manhã, haverá debates sobre a conjuntura nacional, a situação econômica do país e uma avaliação sobre os impactos da reforma trabalhista, entre outros assuntos. O andamento das negociações da campanha salarial da categoria também estará na pauta.
“Este é um momento muito importante, em que a gente consegue reunir muitas pessoas da categoria em um mesmo espaço”, afirma Rockenbach. Segundo ele, trata-se de uma oportunidade de promover a aproximação entre a classe e o sindicato, bem como compartilhar informações sobre temas relevantes que afetam a vida dos trabalhadores.
Pela região
Em Cruzeiro do Sul, a programação relativa ao Dia do Trabalhador ocorre no Parque Poliesportivo. Denominado Ação Social Happy Day, o evento chega à segunda edição e é promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular do município. As atividades gratuitas iniciam às 13h30min.
Além de atrações musicais e áreas de recreação com brinquedos infláveis, os trabalhadores poderão esclarecer dúvidas acerca da legislação trabalhista na palestra com o advogado Natanael Zanatta, especialista na área. Haverá doações de roupas, calçados e brinquedos a quem precisar, arrecadados por integrantes da congregação ao longo do ano.
Em Bom Retiro do Sul, o CTG Querência da Amizade realiza a terceira edição da Festa do Trabalhador. O evento ocorre a partir das 10h30min, com momento religioso, show da Orquestra Municipal, apresentação dos grupos de invernadas do CTG e baile. As atividades são gratuitas, com exceção do almoço, que custa R$ 18.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br