Reaproveitar os livros e assim dar oportunidade para outras pessoas lerem é a essência do Troca-Troca de Livros. A ação, promovida pela Biblioteca da Univates, com o apoio do Museu Regional do Livro (MRL) e da Editora da Universidade, busca estimular a leitura e a reutilização das obras.
A iniciativa, na 17ª edição, iniciou na segunda-feira e segue até o domingo, no saguão da Biblioteca.
Nas duas edições realizadas em 2017, mais de 740 livros foram trocados e mais de 150 participaram. “A finalidade principal é o reuso e o compartilhamento. Dar oportunidade para que outra pessoa utilize aquele livro que eu não utilizo mais”, conta a gerente da Biblioteca da Univates, Ana Paula Lisboa Monteiro.
Ela salienta ser importante também a entrega de materiais bem conservados. “Trocar pensando no próximo, trazendo o material em bom estado”, acrescenta.
Segundo a bibliotecária, a universidade recebe inúmeras doações. Algumas obras já estão disponíveis e outras não são do contexto técnico-científico, então, são doadas para outras instituições e algumas são colocadas à disposição do público no Troca-Troca.
Participação frequente
O historiador de Lajeado, Gabriel Born, 35, há vários anos aproveita a ação para trocar livros. “Gosto muito de comprar livros, mas alguns eu só acho aqui. A iniciativa é bacana, pois acabo descobrindo por acaso livros de outras áreas de meu interesse. Além de adquirir um livro novo sem gastar”, comenta.
Segundo Born, como ele sabe das edições do Troca-Troca já deixa em casa separado ao longo do ano as obras que não utilizará mais. O historiador acrescenta que a ação também é uma forma de sempre ter uma nova leitura na prateleira de casa.
Para participar, basta levar algum livro em bom estado para trocar por outro. As obras podem ser escolhidas entre os materiais disponibilizados, de acordo com o interesse do leitor. Não há limite para a quantidade de trocas.
Como começou a iniciativa
O Troca-Troca de Livros comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrados no dia 23. A data foi escolhida pela Unesco, em homenagem a Miguel de Cervantes e William Shakespeare, falecidos em 23 de abril de 1616. A Univates realiza a ação desde 2005.
Horários de atendimento
• Sábado, 28: das 7h30min às 17h
• Domingo, 29: das 14h às 18h
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br