Em época de chuva e frio, a umidade se instala nos ambientes e prejudica o dia a dia. Seja por mau cheiro nas roupas, colchões e cobertores ou até mesmo por consequências mais graves como alergias, a umidade e o mofo causam transtornos. Conheça algumas dicas para amenizar os efeitos desses vilões em casa.
Saquinhos antiumidade
Como locais úmidos são fonte de proliferação de fungos, uma alternativa para deixar gavetas e armários secos é preparar saquinhos com ingredientes caseiros, como pedaços de giz embrulhados em tule.
Também servem potes plásticos com carvão ou cal, que são absorventes. Nos potes, é preciso cobrir a superfície com tule ou tecido furadinho (ou fazer diversos furinhos na tampa).
Se preferir algo pronto, há saquinhos com sílica em supermercados, alguns até aromatizados para aliar o útil ao agradável.
Bicarbonato de sódio + vinagre
Com ingredientes que a maioria das pessoas tem em casa, vinagre e bicarbonato, essa receita ajuda a retirar e também prevenir o surgimento de mofo nos pontos úmidos da casa.
Misture 240ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por cerca de 10 minutos, secando com um pano limpo. O processo deve ser repetido uma vez por mês.
Se você não gosta muito do cheiro e deseja aplicar a solução em colchões e sofás, pode misturar uma colher (sopa) de amaciante na solução.
Não estenda a roupa dentro de casa
Um dos erros que facilitam o surgimento de mofo e maus odores dentro de casa é estender as roupas lavadas nos espaços interiores. A lógica é simples, para secar, a água precisa evaporar e pode piorar a situação do ambiente se você não tiver um fogão à lenha, lareira ou desumidificador. Além disso, dentro de casa, a roupa demora para secar e deixa um odor desagradável e difícil de eliminar.