A temporada 2018 de Fórmula 1 já começou. O ano traz como atração a inédita disputa entre dois contemporâneos que dominam a categoria. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, são os dois primeiros tetracampeões a duelar em um mesmo campeonato em busca do quinto título.
Vettel tenta conseguir a primeira conquista pela Ferrari e retomar o domínio vivido pela Red Bull entre 2010 e 2013, quando obteve os quatro títulos consecutivos. A supremacia foi tomada pela Mercedes, de Hamilton. A escuderia alemã ganhou todos os campeonatos desde então, com três deles trazidos pelo inglês, que chegou ao tetracampeonato na temporada passada.
Mais do que derrotar o adversário, a temporada 2018 tem como atrativo marcar o nome na história. Vettel e Hamilton aparecem no rol de campeões da Fórmula 1 com quatro conquistas, mesmo número do lendário francês Alain Prost. Ao fim da temporada, um deles poderá chegar ao penta e se igualar à lenda argentina Juan Manuel Fangio.
Mas a lista de candidatos ao título de 2018 não fica restrita aos dois. Terceiro colocado em 2017, o finlandês Valtteri Bottas começa a ganhar experiência e a evoluir na Mercedes, assim como o compatriota Kimi Raikkonen. Além deles, os jovens talentos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, costumam aparecer como postulantes às vitórias nos GPs.
Hamilton e Vettel têm pontos em comum na trajetória. Os dois estrearam na Fórmula 1 em 2007 e têm o ano seguinte como um dos mais especiais da carreira. O inglês se tornou campeão pela primeira vez em 2008, mesma temporada em que o alemão conseguiu a primeira vitória na categoria.
Brasil ausente
Pela primeira vez desde 1969, o Brasil não terá representantes no grid. A dinastia nacional iniciou com Chico Landi, em 1951, mas se fixou de vez apenas em 1970, quando Emerson Fittipaldi estreou e, a partir de então, pelo menos um brasileiro se manteve na categoria.
A interrupção veio ao fim de 2017. Felipe Massa encerrou a participação na categoria e agora se dedica a projetos pessoais, como dirigente na Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e participação em outras categorias. A despedida dele se soma a um quadro da diminuição da revelação de talentos e resulta na interrupção da participação nacional na categoria.
O país que já chegou a ter cinco pilotos em uma mesma temporada agora terá de aguardar para voltar a ter representantes brasileiros.
Vettel vence a primeira etapa
Sebastian Vettel, da Ferrari, quebrou os prognósticos para vencer a primeira corrida da temporada, no domingo, e superar Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Austrália.
O atual campeão largou na pole position, mas Vettel conseguiu a ultrapassagem para se impor no circuito Albert Park pelo segundo ano consecutivo. Foi a 48ª vitória na carreira. Hamilton terminou em segundo, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen, também da Ferrari, completou o pódio.
Calendário da temporada
O campeonato não tem mais o GP da Malásia, mas passa a incluir o da França. A agenda tem como alteração a transferência da corrida na Rússia de abril para setembro, para preencher um espaço vago naquele mês. O Brasil continua como a penúltima etapa e Abu Dabi encerra a temporada.