A atleta de Teutônia Jaque Weber esteve na cidade de Paipa, na Colômbia, entre 13 de fevereiro e 6 de março. O município de 30 mil habitantes fica a uma altitude de 2,6 mil metros. É procurado por atletas de elite de todo mundo, principalmente nas modalidades de corridas e ciclismo.
Para Jaque, o período foi importante para a evolução do desempenho. “Foi a terceira vez que realizei treinamentos na altitude, e com certeza foi a vez em que meu corpo mais se adaptou. Os treinamentos foram ótimos.”
Neste ano, a atleta terá um calendário extenso. A temporada de competições inicia no próximo sábado, quando participa do GP Sul Americano Darwin Piñerua, em Montevideo, no Uruguai.
Com o objetivo de alcançar uma boa colocação no ranking nacional até maio, ela competirá em alguns países sul-americanos e também no centro do país. “O objetivo é voltar a vestir o uniforme oficial da seleção brasileira, que terá três convocações para competições até julho. Para isso certamente buscarei melhorar meus tempos pessoais.”
No segundo semestre, Jaque participará do Troféu Brasil de Atletismo, do GP Brasil de Atletismo edos Jogos Universitário Brasileiros.
Ela representa a equipe Amo/Unimed VTRP, de Santa Cruz do Sul, e recebe o apoio da Unisc e Cooperativa Languiru.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br