Você já deve ter se pegado pensando em como os famosos fazem para ter sorrisos perfeitos sem usar aparelhos ortodônticos.
Do dia para a noite, eles aparecem com sorrisos ainda mais perfeitos e, a melhor parte, é que fica tão natural que parece que nasceram com aqueles dentes tão simétricos e branquinhos. Se você está curioso, está aqui a resposta: são facetas de porcelana.
Com cunho mais estético, a técnica de colocação de facetas de porcelana ou lentes de contato oral é quase indolor e possibilita resultados visuais rápidos e de precisão.
De acordo com o cirurgião-dentista da Odontologia Perotti, Guilherme Perotti de Oliveira, são poucas as diferenças entre as duas modalidades. “As facetas de porcelana são capinhas feitas de cerâmica com 7 milímetros de espessura, cimentadas na frente dos dentes incisivos centrais para melhorar a aparência do sorriso.
Já as lentes são capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, minimamente invasivas, destinadas a branquear os dentes e corrigir a estética”, explica.
O que escolher
Após avaliação, o profissional indicará a necessidade de cada paciente. A lente é mais indicada para correções como o fechamento de diastemas, aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento de ângulos. “Ela é tão fininha que parece transparente, por isso, ganhou o nome de lente de contato dental”, diz Perotti.
Já as facetas são mais indicadas a quem não gosta da cor ou desalinhamento do sorriso.
Benefícios
Perotti afirma que as vantagens das duas técnicas são parecidas em todos os aspectos. Os tratamentos levam de 15 a 30 dias, e as facetas apenas são um pouco mais invasivas por necessitarem maior desgaste dos dentes naturais. Após a aplicação, a manutenção é muito esporádica, já que a cor do material não altera. “O que mais ocorre é o quebramento de alguma faceta, mas isso também pode acontecer com os nossos dentes ao natural, não é mesmo?”, fala.
Com longa duração, as facetas cotumam durar de dez a 15 anos, podendo necessitar a troca do material após esse período.
Cuidados
Os cuidados após os procedimentos também são parecidos. Perotti alerta que é necessário manter os cuidados com as facetas e lentes do mesmo jeito ou mais do que se tinha com os dentes naturais. “Não é legal mastigar alimentos muito duros ou usar os dentes para abrir embalagens”, exemplifica.
As contraindicações ficam apenas a quem tem bruxismo. “Se o paciente sofre de bruxismo, ele precisa utilizar uma placa de relaxamento, caso contrário, pode comprometer o resultado do procedimento”, finaliza.