Após conhecer a realidade de algumas famílias em vulnerabilidade social no Vale do Taquari, Vanessa Salva, 24, resolveu colocar a mão na massa para arrecadar uma tonelada de alimentos não perecíveis a fim de doá-los a quem mais necessita.
“Eu sempre tive uma vida confortável, nunca passei necessidade e, ao me deparar com realidades tão difíceis como as de algumas famílias da região, achei que seria hora de ser grata e começar a ajudar quem precisa”, explica.
A ideia conquistou diversos amigos de Vanessa. Com pontos de arrecadação em Lajeado e Estrela, ela também confeccionou rifas cujos valores arrecadados serão revertidos para compra de mais alimentos. “A minha pretensão é ajudar no mínimo 50 famílias e três instituições de caridade”, afirma. As coletas ocorrem até o fim de abril.
O trabalho de Vanessa se espalhou pelo Vale do Taquari e redondezas e seis cidades já vendem rifas. Santa Cruz do Sul, São José do Herval, Fontoura Xavier, Dona Francisca, Cruzeiro do Sul e a cidade natal da moça, Ilópolis, participam do projeto.
Filantropia gera oportunidades
O lançamento do projeto chamou a atenção dos coordenadores do Miss CNB RS, um concurso nacional de beleza. Vanessa já havia participado em 2017, mas não se classificou. “Quando o pessoal do concurso ficou sabendo do meu projeto, achou que desta vez eu me encaixava melhor nas atribuições de miss. Esse concurso prima muito pela parte humana de cada mulher e não somente a beleza superficial”, conta.
Se a Vanessa vencer a etapa estadual em Torres, em junho, passa a competir pela nacional e depois concorre ao título mundial. “Acho que fazer o caminho inverso, colocar em prática um projeto social sem propósitos pessoais, me dá pontos extras na hora da avaliação, porque eu nem pensava mais em concursos, sabendo que já tenho 24 anos e já havia participado desse”, se surpreende.
Beleza a serviço
Para arrecadar ainda mais fundos para a campanha, Vanessa planeja dar um curso de automaquiagem em seu estúdio de beleza. “Terá um valor simbólico de inscrição e metade do dinheiro também será destinada a comprar mais alimentos”, revela.
Com atuação no ramo faz quase três anos, ela conta que as clientes compraram a ideia. “Tenho uma cliente que passou em todo o prédio dela arrecadando alimentos. Me enche de alegria todos ajudando”, se emociona.
Pontos de coleta
– Lajeado: Stúdio Vanessa Salva, Restaurante Brother’s, Academia Upper Gym, Barbearia Raimundos, Academia em Forma e Drill BJJ.
– Estrela: Vidraçaria Steffens e Sirlei Chocolates
Quem quiser ajudar com alimentos e valores pode contatar pelo 9 9932-6917.