Uma jornada pelo mundo. O embarque é neste domingo. Willian Spessatto, 29, o “Ika”, e a mulher Maya Jurisic, 28, partem de Nova Bréscia para uma aventura.
O empresário gaúcho e a ilustradora croata estão juntos faz cinco anos. Já moraram em Florianópolis, Bento Gonçalves e estavam em Nova Bréscia.
A viagem começa pela Itália. Lá vão comprar um motorhome e começar a viagem pela Europa.
O gosto pela aventura uniu o casal. Viajar faz parte do modo de vida. Ele já esteve em 24 países. Ela, em mais de 30. “Sempre planejamos nossa vida para sermos felizes. Acreditamos que unir viagens, trabalho e família seria um pacote completo”, diz Ika.
Após duas viagem de motorhome, uma pela América Latina e outra pelo Nordeste, decidiram mudar. Em vez de morar em uma casa, resolveram não criar raízes e ter como destino a estrada.
“É um processo que exige muito desapego, abrimos mão de muitas coisas que antes acreditávamos ser essencial. Não vamos apenas para uma viagem, optamos por esse estilo de vida em que se deixa muitas coisas materiais para trás para que novas coisas possam vir, afinal, é como acreditamos que as melhores coisas do mundo não são coisas”, salienta.
Companheiras
O casal não vai sozinho. Duas cadelinhas, a Zara, de 2 anos, e a Lechuga, de 7 meses, estarão juntas na viagem. A Zara está pronta. Lechuga terá de esperar mais um tempo. A cachorrinha embarca em três meses com os pais de Maya.
“São filhas de quatro patas. Elas fazem parte da nossa vida e todas as viagens dentro do Brasil que fizemos sempre as levamos”, comenta Ika.

Com os pais de Maya, o casal viajou a bordo de um motorhome por diversos países da América do Sul. Experiência mudou a vida de Maya e Ika
Lugares a serem desbravados
Ika e Maya têm em mente percorrer a Europa nos primeiros 18 meses. Após irão cruzar para a América, começando pelos Estados Unidos, cruzando o Canadá, chegando no Alaska e depois até o Ushuaia, passando pelos países das Américas Central e do Sul.
“Pelo nosso planejamento, esse trajeto durará entre um ano e um ano e meio. Entraremos no Brasil para ver família e amigos e depois enviaremos o carro para a África do Sul, em direção aos Emirados Árabes”, relata Spessatto.
Após passar pelos países árabes, o próximo destino será a Ásia. O casal acredita que o maior desafio será na Oceania. Na Austrália, segundo ele, é complicado ingressar com cachorros.
“Não temos um roteiro definido, muito menos um ponto de chegada. A ideia é cruzar por mais de cem fronteiras nos próximos cinco anos”, diz.
Planejamento
A pergunta é a mais escutada. “Percebemos que muitas pessoas gostariam de fazer o que estamos planejando, mas por uma insegurança financeira, de como irão se manter na estrada, acabam procrastinando esse sonho.”
Segundo ele, há muitas possibilidades de gerar renda durante a viagem. “Podemos fazer e vender produtos, trabalhar pela internet como freelancer para veículos de comunicação”, comenta Ika.
Segundo ele, o plano começou a ser elaborado faz dois anos. Mudar o modo de pensar, economizar em cada detalhe é fundamental para que não haja transtorno durante a viagem, ensina.
O casal vendeu o carro e doou os móveis. “Com o dinheiro do carro, vamos comprar o Motorhome. Temos um orçamento de 60 dólares por dia para viver, esse é o cálculo que fizemos contando todos os gastos, inclusive os travessias marítimas e taxa de vistos”, calcula.
Eles sempre contaram com o apoio da família. Os pais de Maya, inclusive, moram em um motorhome.
Opção de renda
Maya e Ika contam que em 2017 transferiram as finanças para o meio digital. Maya tem mais de 140 mil seguidores nas redes sociais e mais de dois mil alunos em sua Oficina Online de Mandalas. Ika trabalha com marketing digital focado em vendas de produtos e cursos on-line.
“Isso faz com que possamos trabalhar em qualquer lugar do mundo desde que tenhamos acesso à internet”, afirma Spessatto. Além disso, o casal está com um novo projeto em fase final de desenvolvimento. O blog de viagens viverdemundo.com.
A iniciativa é focada em ajudar as pessoas a viajarem de forma mais barata, mostrando os segredos para quem quer viver na estrada. Algumas empresas já demonstraram interesse e estão dispostas a contribuir.

Trabalho pela internet é uma das fontes de renda para conseguir realizar o sonho
Inspiração
“Definimos este projeto como inspiração! Queremos incentivar ainda mais as pessoas a fazerem o que amam e a buscar a liberdade que tanto desejam. Percebemos muitas pessoas infelizes com o que vivem, seja no trabalho, nos estudos ou na vida em si. Acreditamos que viajar desperta muito mais que o autoconhecimento na vida das pessoas. Viajar abre a cabeça e uma mente aberta jamais volta ao seu estágio normal. Facilitar a vida de quem deseja viajar também é um de nossos objetivos, já estamos deixando nosso blog pronto para produzir conteúdos sobre a viagem. Algo que está como prioridade é fazer o bem por meio de trabalhos sociais, principalmente por meio do trabalho da Maya, levando muita arte e cores mundo afora.” – Willian Spessatto.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br