Uma das atrações mais aguardadas no Baile da Vogue, no início do mês, a diva do pop brasileiro, Pabllo Vittar, exibiu suas curvas em um vestido de tulle ilusion preto bordado em cristais. Com a saia volumosa feita de plumas e penas, o modelito é da grife Alexandrine Maison e custou R$ 27,3 mil. O que não passou despercebido é o sapato que harmonizou com o look, marcando presença sem roubar o brilho do voluptuoso corpo da drag queen.
O calçado transparente usado por Pabllo tem raízes gaúchas. Desenvolvido e produzido por dois designers, Vinícius Kniphoff, 29, de Lajeado, e Ana Letícia Sabi, 27, de Erechim, deu o que falar e exaltou o talento e criatividade dos designers locais.
Com o tema “Divino Maravilhoso” em homenagem às diferentes culturas brasileiras e valorizando as suas histórias, o Baile da Vogue, um dos mais importantes da moda brasileira, colecionou artistas vestindo grifes como Colcci, Atelier Le Lis e estilistas como Fabiana Milazzo e Henry Filho.
Em meio a tantas feras, os sócios Ana e Kniphoff carimbaram a presença da própria marca no evento, a recente, porém, já premiada, Okoko & Abel.
Calçando Pabllo
De acordo com Ana, calçar Pabllo Vittar é um ato político. “Foi uma oportunidade de grande valor para o que nós acreditamos como essência na Okoko&Abel. Sermos convidados para criar em conjunto o calçado para o Baile da Vogue, um dos eventos de maior destaque da moda nacional, é a valorização de que nossos conceitos como empresa, designers e humanos fluem na direção certa”, comemora. Ao que tudo indica, os jovens estão inovando e agradando. “Estamos seguindo o fluxo da evolução da sociedade contemporânea”, analisa.
Kniphoff conta que o convite para desenhar para Pabllo veio após uma parceria feita em 2017 no desfile da marca Rocio Canvas, na Casa de Criadores, em São Paulo. A Casa de Criadores, evento que ocorre em paralelo à São Paulo Fashion Week, abre oportunidades a jovens criadores do Brasil e sediou o lançamento da coleção Okoko&Abel 2017/18.
Okoko & Abel
Com quase quatro anos de parceria, Kniphoff e Ana entraram no nicho calçadista sem muitas pretensões. Após vencerem o prêmio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, na Maratona Mude em 2014, a aliança entre os dois e a afinidade na linha criativa resultaram na marca gaúcha Okoko & Abel. “Usamos o prêmio para dar início ao nosso negócio”, relembra Ana.
A criatividade foi determinante para que desbravassem e conquistassem o mercado calçadista até então desconhecido a eles. Sabendo muito pouco sobre o setor, a dupla diz que o interesse pela área foi quase acidental.
Segundo Kniphoff, é crucial ao ofício de designer afiar o olhar e experimentar novos universos. “Foi por meio do concurso que nos apaixonamos pelos processos artesanais de produção, pelos materiais, formas possíveis e pela logística do desenvolvimento de um calçado. Fácil é desenhar um par, difícil é viabilizar o projeto”, explica.
No labirinto entre o desenho e o produto final, diz Ana, está o verdadeiro design. “É aí que vemos e entendemos os processos de inovação possíveis. Aí reside nosso amor”, diz.
Mais estruturada, em 2015 a Okoko & Abel firmou parceria com o estilista Lino Villaventura para desenvolverem em conjunto calçados para seus desfiles na São Paulo Fashion Week e Minas Trend.