Grupo almeja criar guarda municipal

Lajeado - Planejamento na segurança

Grupo almeja criar guarda municipal

Governo pretende ampliar sistemas de monitoramento eletrônico. As metas do Executivo para os próximos três anos foram apresentadas ontem, durante reunião da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre os objetivos, está a implantação da guarda municipal. O propósito é dar suporte aos demais órgãos de segurança. Outra área de interesse é investir em sistemas inteligentes para identificação de veículos e suspeitos.

Grupo almeja criar guarda municipal
Lajeado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou ontem as principais metas da área para os próximos três anos. Entre os objetivos, está a criação de uma guarda municipal. O intuito é que o órgão dê suporte às instituições de segurança e atenda novas demandas, criadas a partir da implantação de sistemas tecnológicos para identificação de pessoas e veículos.

“Estamos testando diversos sistemas inteligentes, que permitirão aos órgãos de segurança ter maior controle sobre o que ocorre na cidade. Mas nada disso será útil se não tivermos pessoas para monitorar e atender a isso”, explica o secretário Paulo Locatelli. Dentro disso, a SSP prevê adesão à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que padroniza regras e uniformes das guardas municipais.
Porém Locatelli ressalta que a implantação da guarda municipal deve sair do papel apenas na reta final do mandato. O objetivo agora é concretizar o cercamento eletrônico – para o qual deverá ser aberta licitação ainda em 2018 –, a operacionalização das câmeras de reconhecimento facial e placas, assim como do sistema de intrusão e extrusão do presídio.“É o nosso passo inicial, para depois pensar como iremos responder às demandas.” Por enquanto, os equipamentos estão em teste e têm as imagens direcionadas à Brigada Militar (BM), presídio e Comando Regional da Polícia Militar (CRPO).

03_AHORA

Formação de soldados

Outra alternativa para ampliar o efetivo na área da segurança é realizar o curso de formação de soldados da BM na cidade. Segundo Locatelli, ainda neste semestre, 2,1 mil devem fazer a qualificação. Porém as escolas de formação da BM teriam apenas 900 vagas disponíveis. Os demais concursados precisariam ser direcionados a outros locais, ainda indefinidos.

Lajeado, assim como outras cidades do Vale, se candidata para recebê-los. Nos últimos dias, um documento assinado por representantes da SSP, Ministério Público e CRPO ratificou o interesse local.

Em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a administração municipal conseguiu espaço no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco para as aulas teóricas. Os estágios podem ser feitos na cidade, e também há local para curso de tiro. Porém ainda falta alojamento. Uma parte será concedida pela Igreja Católica, no salão paroquial. Porém a sede dos Irmãos Maristas, que alojaria o restante dos soldados, foi vendida. “Agora buscamos um novo lugar.” A intenção é receber até 250 soldados.

“Há muitas circunstâncias que envolvem isso. Estamos trabalhando para conseguir. Até porque, normalmente, a cidade que sedia o curso fica com o maior número de soldados, o que, para nós, seria extremamente benéfico”, ressalta.

Outras ações previstas

Melhora do Departamento de Trânsito
O departamento completa 20 anos em 2018. Entre as ações previstas para melhorar o órgão, está o aprimoramento dos agentes, por meio da formação, e da melhora da estrutura. Uma camioneta foi comprada, e está sendo adesivada, para ser utilizada nas rondas. Cerca de 50% dos fiscais também finalizam curso de condutores de veículos de emergência.

Segurança nas escolas
O bairro Conservas será o primeiro beneficiado pelo projeto segurança nas escolas. O intuito da SSP é ocupar o espaço com ações diversas voltadas a toda comunidade, sobretudo às crianças e adolescentes. A implantação de um projeto de contraturno escolar na Univates ainda é analisada.

Licitação quartel dos bombeiros
Ainda em 2018, o município deve abrir licitação para contratação de empresa para construção do quartel do Corpo de Bombeiros. O terreno já foi adquirido, e o projeto está pronto, falta apenas a câmara de vereadores liberar o uso de R$ 1,2 milhão para a construção do prédio, na rua lateral à sede atual.

Câmeras de vídeo adicionais
A fibra óptica instalada na cidade, por meio do projeto Cidade Digital, será usada para ampliar a abrangência de praças monitoradas. Há cerca de 20 câmeras instaladas na cidade. O intuito inicial é ampliar a “área de visão” desses equipamentos e fazer transmissão on-line para os órgãos de segurança. Posteriormente, a SSP planeja aumentar o número de câmeras.

Plano de Auxílio Mútuo
A fim de fortalecer o trabalho dos bombeiros, a secretaria inicia trabalho para implementação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), por meio da qual empresas, instituições civis e militares se unem para prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal.

Centro de Comando e Controle
A longo prazo, o objetivo é criar um Centro de Comando e Controle na cidade, que reunirá órgãos de segurança e defesa em um mesmo local. Desde o ano passado, a SSP já trabalha para integrar as diferentes instituições em ações estratégicas, como Balada Segura. No dia 4 de março, em jogo do Lajeadense e Pelotas, na abertura da divisão de acesso ao Gauchão, nova operação conjunta será realizada.

Jovens e álcool
Em março, será feito um diagnóstico dos acidentes de trânsito que têm como causa o consumo de álcool por jovens. Diversas entidades, como Samu, hospital, BM, MP, entre outras, auxiliarão na busca de dados para desenvolvimento de um plano conjunto.

Mão de obra prisional
Está em andamento convênio com a Susepe para uso da mão de obra prisional. Inicialmente, presos selecionados pela administração da cadeia devem receber R$ 800 por mês para fazer reformas de cordão de calçadas.

Carolina Chaves da Silva: carolina@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais