Lançado em 2007, a produção do Renault Sandero começou no Brasil, mas logo ganhou espaço nas fábricas da marca francesa na Romênia, Colômbia, Marrocos, Rússia, Irã e África do Sul. A segunda geração passou a ser feita também na Argélia e em outra fábrica no Marrocos. O projeto de baixo custo deu certo e o modelo ainda é considerado o mais barato do mercado em países como o Reino Unido.
O Novo Sandero 2018 está sendo vendido no Brasil. Com grande entre-eixos para um modelo popular, chama atenção pelo porte volumoso do projeto.
Aqui no Brasil, o modelo é feito junto com o Novo Logan e é o produto mais vendido da Renault. Foram emplacados 68.988 carros em 2017, quinto lugar entre os automóveis mais vendidos.
Segundo o supervisor de vendas da concessionária JA Spohr, Júlio César Diehl, o Renault Sandero equipado com o novo motor Sce 1.0 12v oferece economia, aliada à tecnologia e potência. É o hatch 1.0 mais econômico da categoria.
Detalhes
O modelo tem um porte volumoso com 4,06 m de comprimento, 1,73 de largura, 1,53 de altura e 2,59 de entre-eixos, com porta-malas de 320 litros. Por fora, faróis duplos, grade em formato de “U”, friso cromado, para-choque com molduras envolventes e suspensão elevada dão um toque especial à estética do veículo.
Por dentro, o Sandero prega a simplicidades, tendo difusores de ar laterais circulares, centrais quadrados, volante com ajustes de mídia na coluna de direção, ar-condicionado simples ou automático. A multimídia MediaNav com tela de 7 polegadas e navegador GPS com dados de tráfego pode ser encontrada em algumas versões.
Os bancos têm aparência bem esportiva. A alavanca de câmbio é alta e a direção é eletro-hidráulica. A aposta do modelo é mais no visual, por isso, a Renault acrescentou padrões de cores, revestimentos e padronagens bem chamativas.
O espaço para os passageiros é bom tanto em largura quanto em altura. Entre os opcionais, é possível adicionar o pacote aerodinâmico com spoilers e saias laterais. Para um melhor conforto, há as opções de difusor traseiro, defletor de ar no teto, volante em couro e bancos em couro natural e sintético.
O Renault Sandero 2018 é oferecido no Brasil nas versões Authentique, Expression, Vibe, GT Line, Stepway e R.S.
Motor
O veículo dispõe de três motores, sendo o 1.0 SCe, o 1.6 SCe e o 2.0 16V Flex do R.S. O 1.0 SCe é um três cilindros com duplo comandos de válvulas variável e bloco em alumínio, assim como o cabeçote, quem tem 12V. Esse propulsor compacto entrega 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol. O torque dele é de 10,2 kgfm na gasolina e 10,5 kgfm no etanol.
O outro é o 1.6 SCe que tem quatro cilindros e cabeçote de 16V com bloco e cabeçote em alumínio. O 1.6 SCe pode ter Start&Stop, que é o sistema de desligamento automático do motor. Ele entrega 115 cv na gasolina e 118 cv no etanol. Já o torque nos dois combustíveis é de 16,0 kgfm.
Por fim, há ainda o motor F4R 2.0 Flex, que tem cabeçote em alumínio com 16V e comandos variáveis, bem como bloco de ferro fundido. O propulsor tem programação exclusiva na versão RS com os modos Sport e Sport+. Ele entrega 145 cv com gasolina e 150 cv com etanol. Já os torques são de 20,2 kgfm no derivado de petróleo e 20,9 kgfm no etanol.
Sandero Vibe
A concessionária JA Spohr Renault cedeu para test drive o Sandero na versão Vibe. Por fora, o destaque fica por conta das rodas em alumínio aro 15 na cor Dark Mettalic, além dos retrovisores elétricos com repetidores, faróis dianteiros com contornos em preto e pelos faróis traseiros com lanternas brancas.
A parte interna conta com bancos exclusivos, alto-falantes com sistema de LED e saídas de ar que tem acabamento na cor azul, além da serigrafia Vibe escrita no volante e nos bancos.
O propulsor que equipa o modelo é o 1.0 de três cilindros e a ampla lista de itens de série promete conquistar o consumidor.
Entre os equipamentos, há ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, computador de bordo multifunções, indicador de troca de marchas, sensor de estacionamento e sistema multimídia Media NAV Evolution com tela touchscreen de 7 polegadas com navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth e USB.
No rodar, o Sandero Vibe teve um desempenho eficiente. O câmbio é alto e com as trocas bem macias, como o habitual dos carros da Renault. A direção eletro-hidráulica dá um bom retorno para o motorista, demonstrando segurança. A suspensão também se destacou na hora de rodar, principalmente no perímetro urbano.
Para Diehl, o bom da versão Vibe é o apelo esportivo, principalmente nos detalhes internos. “Bancos exclusivos, aro dos medidores no painel e difusores de ar trabalhados na cor azul, volante com serigrafia e alto-falantes revestidos com LED deixam o carro ainda mais esportivo e urbano.”
Ainda segundo o supervisor, a versão Vibe é uma das mais procuradas em carros 1.0. “A economia do novo motor, a qualidade dos itens de série, aliadas ao preço, tornaram o Sandero Vibe o preferido do público.”
Ficha técnica – Sandero Vibe
• Motor: 1.0 Sce Flex
• Potência: 82 cv/álcool e 79 cv/gasolina
• Câmbio: manual de cinco marchas
• Tração: dianteira
• Direção: eletro-hidráulica
• Suspensão: independente McPherson/ Eixo de torção
• Freios: disco
• Altura: 1.53 m
• Largura: 1.73 m
• Comprimento: 4.06 m
• Entre-eixos: 2,59 m
• Tanque: 50 l
• Porta-malas: 320 l