Já é possível conferir o trailer do curta de terror O Mistério de Santa Anna, no Youtube. A exibição independente terá apresentação de estreia no dia 17 de março, às 20h30min, no Colégio Pastor Dohms. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que serão destinados à instituição Pella Bethânia.
O filme tem direção dos irmãos Patrícia e Samuel Sattler. Ele é professor de História e trabalha com produção audiovisual em Carlos Barbosa, onde reside. Ela comanda a Escola de Teatro Patrícia Sattler, além de dar aulas de teatro na Pella Bethânia e comandar um grupo de arte cênica que envolve alunos e amadores.
Para elaborar o texto, Patrícia contou com a ajuda do irmão e da filha, Letícia Kamila Basso, 18, que deve ingressar na graduação de Artes no próximo ano. Segundo ela, o elenco reúne 30 pessoas, entre elenco principal e figurantes. Outras dez pessoas compõem a equipe técnica.
Para gravar os cerca de 30 minutos de filme, foram necessárias 16 horas, divididas em quatro dias de trabalho, além de outros dez dias para fazer a edição do material. Também foram realizadas várias reuniões para definir elenco e figurino.
A maioria das cenas foi gravada no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, mais conhecido como Idesc. Também foram usados espaços na Pella Bethânia e a casa de um dos integrantes do elenco.
De acordo com Patrícia, a recepção tem sido boa por parte da comunidade. “A gente consegue ver que o pessoal está bem ansioso. É uma iniciativa única aqui.” A partir da exibição de estreia, o grupo deve analisar a viabilidade de inscrever o curta em festivais.
“Foi uma experiência maravilhosa. Com certeza, vai ter mais material sendo produzido logo.”
Enredo
Ao tentar desvendar os mistérios que cercam o antigo colégio de freiras Santa Anna (ambientado no Idesc), estudantes de cinema em busca de uma boa história se envolvem em uma terrível e macabra trama. Segredos cercam a comunidade, que não revela detalhes sobre os desaparecimentos atuais e passados.
Elenco principal: Patrícia Sattler, Liana Arnt, Jefferson Brandão, Letícia Kamila Sattler Basso, Léo Jaime de Vargas, Évelyn Paulokun Machado, Sérgio Pereira da Silva, Maria Inácia Vargas, Nora Wiebbelling da Silva, Joice Azevedo, Gilson Lopes e Nycolle Emmer.
Figurantes: Ricardo Dreher, Isabella Cardias Pereira, Alessandra Luiza Kuhn, Andressa Rafaela Kuhn, Alice Dutra, Marcela Sofie Dannenberg, Emilly Schnoremberger, Brunna Schnoremberger, Yasmin Lenhartt Schnoremberger, Filipe Saraiva, Filipi Cardoso, Diomar José dos Santos, Darlei Jonas Santos, Kelen Regina de Vargas, Ruan Vicari, Tainá Polita e João Paulo Hartmann Faleiro.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br