Certificado de orgânico

Vale do Taquari - Agricultura

Certificado de orgânico

Agricultores de Lajeado, Forquetinha e Cruzeiro do Sul recebem aval do Mapa

Certificado de orgânico
Vale do Taquari

Evento ontem marcou a entrega da declaração de cadastro de Organismo de Controle Social para a entidade Orgânicos do Vale. O reconhecimento é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A solenidade ocorreu no auditório do Jardim Botânico, em Lajeado, com a presença de agricultores familiares, autoridades e servidores da Emater.

Os certificados reconhecem as propriedades como livres de agrotóxicos. O reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido desde 2016 por seis famílias de agricultores, com apoio da Emater. A OCS Orgânicos do Vale é composta por três produtores de Lajeado, dois de Cruzeiro do Sul e um de Forquetinha, além de técnicos e representantes de consumidores.

No início da atividade, foi apresentado um panorama histórico da entidade. A Orgânicos do Vale iniciou após a realização de um curso de produção da Emater de hortaliças e verduras, no Jardim Botânico, com apoio da administração de Lajeado. Várias reuniões foram feitas para debater a formação do grupo, que optou pelo formato de Organismo de Controle Social.

Além de encaminhar a documentação, os agricultores elaboraram um plano de manejo, para enquadrar a propriedade à produção orgânica. Uma série de vistorias e adaptações foram realizadas até a constatação da característica orgânica da produção em conformidade com a legislação.

08_AHORA

Os integrantes da Orgânicos do Vale trabalham na produção de hortaliças e frutas orgânicas. A entidade produz alimentos para merendas escolares em instituições de ensino de Lajeado e Cruzeiro do Sul. Integra a Feira de Agroecologistas da Univates.

O coordenador da entidade, Leandro Lange, afirmou que, antes da criação da OCS, os agricultores já estavam com a produção orgânica “bem encaminhada”. Ressaltou a importância das parcerias com entidades como Emater, governos municipais, Uergs e Univates.

Lange também falou sobre a relevância de políticas públicas voltadas à promoção do segmento de produção orgânica. “No final das contas, a gente está plantando saúde. A gente está colocando alimento saudável na mesa das pessoas”, destacou. Segundo ele, muitas das doenças contemporâneas têm relação com o tipo de alimentação predominante.

O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, salientou que a conquista é resultado da união de diversos setores. Para ele, o desenvolvimento da produção orgânica exige a participação da assistência técnica, dos consumidores que preferem o alimento saudável, governos e universidades.

Lagemann elogiou os agricultores que acreditaram no potencial do cultivo de alimentos livre de agrotóxicos. “Quero parabenizar as famílias que se desafiaram a buscar um processo de produção diferente e também a mostrar à comunidade que têm crédito naquilo que estão fazendo”, disse.

Integram a Orgânicos do Vale as famílias de Daniel Purper, Leandro Lange e Rosane Sprandel, de Lajeado; de Márcia Inês Hickmann Burghardt e de Vanderlei Lorenz, de Cruzeiro do Sul; e de Anderson Bald, de Forquetinha. O coletivo conta com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais