A audiência pública da segunda-feira sobre a crise na agricultura repercutiu à noite durante a sessão. Sander Bertozzi (PP) sugeriu a elaboração de uma moção para ser encaminhada ao governo federal em conjunto com a Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat).
O parlamentar salientou a importância de anexar ao documento um levantamento de dados da real situação dos municípios. “A principal reivindicação é quanto ao leite. Os agricultores tinham nessa produção uma espécie de salário mensal e isso até incentivava o jovem a permanecer no campo”, comenta.
Luciano Moresco (PT) também lamenta a atual situação da agricultura, principalmente do setor leiteiro. “Chegamos ao ponto de comparar leite com água”, diz. Para o vereador, o preço do litro do leite deveria estar atrelado ao preço da gasolina, não sendo menor do que 1/3. Isso, faria com que o preço de venda mínima ficasse de R$ 1,30 a R$ 1,45.
Desvio do pedágio
O assunto foi tema de uma indicação do vereador Saul da Silva (PP) ao Executivo. Conforme o documento, a sugestão é a abertura de um desvio da praça de pedágio na ERS-130 na passagem que liga Palmas a Linha Cedro.
Os argumentos apresentados são que o posto se tornou um obstáculo para futuras empresas se instalarem no município, bem como das atuais desenvolverem seus negócios devido as taxas. Também a queixa constante dos moradores da comunidade que precisa pagar para ir ao centro da cidade. Além disso, o vereador destaca a falta de conservação da via.
Aprovados
Foram aprovados mais dois projetos. Um autoriza a abertura de créditos para asfaltamento de mais um trecho da rua Duque de Caxias. O outro altera reduz para 30 dias o tempo de recesso da câmara.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br