Um abaixo-assinado com mais de 180 adesões foi apresentado nessa segunda-feira, 19, ao Legislativo para a abertura de um novo Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA). Conforme o documento, outra unidade seria necessária devido à “insatisfação dos usuários referente à estrutura e atendimento prestado” pelo existente na cidade.
Entre as reclamações, estão tempo de espera para conclusão dos processos, quantidade insuficiente de funcionários, falta de estrutura e qualidade nos atendimentos. Conforme um dos organizadores, Gean Sulzbach, a equipe do CRVA 0272 é “despreparada” e não dispõe de conhecimentos técnicos.
“O atendimento é muito ruim nesse serviço que é obrigatório.” De acordo com ele, existe “despreparo” e “má vontade” no serviço prestado. “Parece que estão fazendo um favor. O tempo entre a abertura e a conclusão dos processos é muito lento, diante do preço que é pago.”
Outro aspecto apontado é a existência de apenas um vistoriador, o que torna a unidade incapaz de atender a demanda da população.
Dono de uma transportadora, Valmir Gerhart, reclama da demora à liberação do documento de um veículo, cujas multas e taxa foram pagas a mais de um dia. “Eu paguei os documentos e não estou recebendo”, diz. Devido ao atraso, conta que perderá uma entrega em Veranópolis. “Agora não posso viajar porque não tenho papel.”
O proprietário da transportadora Transverle, Fernando Verle, concorda com as reclamações. Ressalta as dificuldades para serviços em veículos longos, devido ao espaço pequeno na área de vistoria. Em dias de chuva, o CRVA não faz emplacamentos de veículos pesados.
“Toda as vezes que fui lá, sempre tive problemas”, salienta. Diz ser importante ao ramo de transportadoras no município a existência de outra unidade para dar mais agilidade aos registros de veículos.
Conforme um proprietário de uma construtora, que não quis se identificar, Estrela precisaria de um centro de registros com melhor estrutura. “Eu nunca tinha visto uma cidade onde o CRVA é uma casa. Normalmente é um depósito ou um galpão, com espaço amplo”, comenta.
Concorrência
O abaixo-assinado foi divulgado pelo presidente da câmara de vereadores, Marco Wermann (PV), na sessão desta semana. Segundo ele, o CRVA presta um serviço público concedido, mas tem dificuldades para dialogar com a comunidade. Se o documento tiver um número maior de assinaturas, a situação será apresentada ao Detran, em Porto Alegre.
“É notável e pontual a falta de capacitação, conhecimento técnico e comprometimento da coordenação do CRVA, sendo assim, se faz necessária outra opção na cidade, objetivando uma concorrência sadia, o que só traz benefícios aos usuários deste serviço”, consta no texto da petição, disponível no peticaopublica.com.br.
A Hora contatou o CRVA e encaminhou as perguntas à direção. Até o fechamento desta edição, não obteve resposta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br