Futsal tira crianças da rua

Solidariedade

Futsal tira crianças da rua

Atividade proporcionada pela Alaf atende quase 100 crianças dos bairros Morro 25 e Santo Antônio

Futsal tira crianças da rua
Lajeado

Além dos trabalhos com os atletas profissionais, a Associação Lajeado de Futsal (Alaf) promove ações sociais em Lajeado. No sábado, a entidade iniciou o projeto no bairro Morro 25. A partir do dia 21, começam as aulas no bairro Santo Antônio.

Responsável por organizar os projetos sociais, André de Oliveira destaca que as crianças poderão ser utilizadas nos campeonatos estaduais de base. “Em 2017, já tivemos alunos atuando no Estadual, este ano poderemos ter de novo. Os treinamentos ocorrem às segundas, quartas e sexta-feiras sempre no turno oposto escolar.”

Para participar, devem frequentar as aulas e morar no bairro. No caso do núcleo do bairro Santo Antônio, os participantes serão apenas os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio. “Pra nós da Alaf é uma honra dar continuidade a esse trabalho.”

Cleonice Camargo da Silva tem dois filhos inscritos. Um de 10 anos e outro de 16. Para ela, é uma satisfação vê-los participando e se destacando nas atividades. “Além de praticarem uma atividade física, estão se socializando e aprendendo a ser cidadãos.”

Cleonice trabalha fora e sempre se preocupou em colocar os filhos em alguma atividade no turno oposto à escola. “Temos que valorizar esse projeto, pois ele ajuda muito o nosso bairro, pois não deixa nossas crianças na rua.”

Outros projetos

Além dos núcleos do bairros Morro 25 e Santo Antônio, a Alaf desenvolve um de treinamentos para as alunas do Lar da Menina.

Conforme Oliveira, a partir de março ou abril, uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado (Secel) atenderá cerca de 60 crianças no bairro Planalto.

Aproveitamento no time profissional

Após um ano de treinamentos, três garotos foram selecionados para o grupo profissional. O treinador Edmilson Bella relata que, a partir do dia 5 de março, eles participarão das atividades de pré-temporada, durante 15 dias. “Eles têm muito potencial, mas vamos ver se aguentarão a carga de trabalho.”

Na medida do possível, ressalta, outros atletas poderão começar a integrar o elenco e participar dos treinamentos e jogos.

Acompanhe
nossas
redes sociais