O Hyundai Creta tem a missão de se destacar em um segmento forte e cheio de bons concorrentes. Para se diferenciar, o SUV compacto aposta em bons preços e itens de série exclusivos.
Tem linhas bem marcadas e modernas, como outros modelos da Hyundai. A grade dianteira é semelhante à do maior SUV da montadora, o Santa Fé. O conjunto óptico traz luzes de posição e DRL de LED. Na traseira, chama atenção uma barra cromada posicionada acima da placa e a antena no estilo tubarão.
O interior também impressiona, principalmente na versão Prestige. Os bancos e os detalhes preto e marrom, presentes apenas na versão topo de linha, deixam a cabine do SUV refinada. Os acabamentos da porta são em couro, assim como o volante, enquanto o painel permanece em plástico e com bons encaixes.
O painel central no estilo minimalista tem poucos botões e as maçanetas e os contornos das saídas de ar são cromados. O painel de instrumentos tem ótima visibilidade e o computador de bordo é fácil de operar por meio de botões no volante multifuncional.
A central multimídia também agrada e conectar o celular é tarefa rápida. As entradas auxiliares e USB são fáceis de acessar. A tela sensível ao toque tem sete polegadas e está disponível na versão Prestige.
Na cabine, dois diferenciais, a Prestige tem banco do motorista com ventilação e há uma saída do ar-condicionado para os bancos traseiros. O número de porta-objetos também é bom e há um espaço grande no console para deixar mais de um celular.
Na opinião do gerente da unidade CarHouse Hyundai de Lajeado, Jeferson Kilpp, diversos pontos diferenciam o Creta dos principais concorrentes. Entre eles, cita os cinco anos de garantia, o design inovador e o custo-benefício, aliados à tecnologia avançada e segurança. “Nós do grupo CarHouse vemos o Creta como um SUV de alto nível, que veio para bater de frente com a concorrência e marcar o nome da Hyundai no Brasil”, avalia.
Desde o lançamento, no fim de 2016, o Creta tem primeiro lugar em mais de cinco comparativos de mídias especializadas. Levando em consideração o espaço interno muito bem distribuído, custo de manutenção, autonomia, valorização de mercado, entre outros.
“Com essas referências, e conhecimento da marca, podemos garantir ao cliente que procura por um SUV que o Creta é a melhor aquisição”, complementa.
Conforme o gerente, o veículo foi todo adaptado para as estradas brasileiras.
Impressões ao dirigir
A concessionária CarHouse Hyundai cedeu para test drive a versão mais completa do Creta, a Prestige. Os ajustes de altura do banco do motorista e de altura e profundidade do volante facilitam achar a melhor posição. O motor 2.0 flex de 166 cv tem fôlego suficiente.
No geral, o Creta preza pelo conforto. A suspensão é macia e a direção elétrica é bem calibrada, ou seja, fica leve para fazer manobras e pesada em altas velocidades. As trocas de marchas são feitas no tempo certo.
O acelerador responde bem aos comandos. Basta uma pisada leve para que as marchas sejam reduzidas e o giro do motor aumente. O Creta tem força para enfrentar subidas e retomadas. O sistema start-stop é de série desde a versão de entrada.
Custo-benefício e equipamentos
A versão topo de linha do Creta é comercializada por um valor menor do que a maioria dos concorrentes diretos. Vem equipada com airbags frontais, laterais e de cortina, além de monitoramento de pressão de pneus, isofix, trio elétrico e alarme volumétrico.
No conforto, o couro está presente nos bancos e no volante. Sistema star-stop, ar-condicionado digital, ventilação no banco do motorista e ajuste de altura e profundidade do volante são os destaques. O computador de bordo é dotado de sistema Blue Audio, com rádio AM/FM, Bluetooth, USB, comando de volante e tela sensível ao toque de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Para o melhor dirigir, o carro tem controle eletrônico de estabilidade, tração e gerenciamento de estabilidade, assim como o assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência. Faróis de neblina, sensores de estacionamento, luzes diurnas de LED, farol com iluminação lateral e a câmera de ré contribuem para o Creta ser um dos SUV mais completos do mercado.
Ficha técnica – Hyundai Creta Prestige 2.0
• Motor: dianteiro, transversal, 16V, flex
• Potência: 166/156 cv a 6.200 rpm
• Torque: 20,5/19,1 kgfm a 4.700 rpm
• Câmbio: automático de seis marchas
• Direção: elétrica
• Suspensão: independente McPherson (diant.) eixo de torção (tras.)
• Freios: discos ventilados (diant.) tambores (tras.)
• Pneus: 215/60 R17
• Comprimento: 4,27 m
• Largura: 1,78 m
• Altura: 1,63 m
• Entre-eixos: 2,59 m
• Tanque: 55 l
• Porta-malas: 4.31 l
• Peso: 1.399 kg