Com um belo histórico de beleza de família, Thaís Horst Capistrano, 20, de Estrela, foi coroada Miss Teutônia em janeiro e representará o município no Miss Rio Grande do Sul 2018. Entusiasmada com o convite, a bela conta que a final do concurso a impulsionou a alcançar resultados que sempre almejou. “Percebi mais do que nunca que sou movida por objetivos. Quando quero alguma coisa, vou com todas as energias e consigo. E é assim que encaro o concurso”, revela.
Aos 15 anos, Thaís foi convidada para o Garota Verão, mas não tinha idade suficiente para participar. O tempo passou e em outubro de 2017 a estudante de Direito recebeu um convite para o Miss RS. Após pensar junto com os pais sobre os compromissos e gastos relacionados à competição de beleza, decidiu encarar e tentar trazer mais uma coroa para a família, que já coleciona duas.
Sobrinha da Miss Rio Grande do Sul de 1976, Ane Elisabeth Horst, Thaís garante forte presença da família mais uma vez no concurso. “É muito especial poder passar por essa experiência. A minha mãe também já recebeu um prêmio de beleza em Estrela e acho que a responsabilidade aumenta por ter todos esses títulos dentro de casa”, reflete. Classificada entre as oito finalistas do Miss Brasil, a tia trouxe o título de Miss Simpatia para o Vale.
Dez quilos a menos
Thaís conta que desde o dia em que recebeu o convite já começou a se preparar. “Os nossos coordenadores nos auxiliaram com a busca de patrocínios, então, mudei totalmente a minha rotina para me adequar ao padrão exigido pelo concurso. Perdi dez quilos em dois meses”, diz.
A rotina que antes era mais sedentária foi abolida e hoje a bela frequenta academia e clínicas de estética e faz acompanhamento nutricional. “Apesar das grandes mudanças, eu nunca me senti tão linda”, suspira.
A preparação a fez pensar sobre como utilizar a visibilidade do concurso para, de fato, representar as mulheres gaúchas. “Pode ser clichê dizer que quero mostrar a força da mulher, mas as pessoas ainda não perceberam por completo o potencial enorme que temos”, relata.
Confiante, mas também ansiosa, a candidata diz que a inteligência é parte fundamental para as participantes. “Só de olhar o Caderno VOCÊ, a gente sabe que mulheres belíssimas existem aos montes na nossa região, então, o diferencial fica por conta do conhecimento e personalidade”, cita.
Ao falar sobre a relação com as demais candidatas, que se preparam em conjunto, Thaís sorri e responde: “Não sei se é bom ou ruim, mas não consigo vê-las como adversárias. Nós todas nos unimos e a cada encontro aprendemos muito umas com as outras. É uma troca que envolve carinho e união”, relata.
Clique e veja as fotos em tamanho real
Os padrões do concurso
De acordo com Thaís, as exigências do concurso evoluíram, mas ainda necessitam de ajustes. “Somos muito vistas, julgadas pelos nossos corpos, mas pouquíssimos querem nos escutar. Somos mulheres inteligentes e capazes, então, acredito que é necessário que nos abram mais espaços para sairmos daquele estigma de perfeição, que só é alcançada com muito, mas muito trabalho duro. Ninguém nasce perfeita”, diz.
Ao terminar a fala, a Miss Teutônia incentiva as pessoas a acreditarem mais em si mesmas. “As pessoas sempre vão julgar os seus objetivos, mas nunca vão entendê-los de fato simplesmente por que não são você. Então é necessário cada um se agarrar nos seus sonhos e lutar”, diz.
Neste concurso a Miss Teutônia é patrocinada por: Academia Suppinos, loja Maçã com Canela, Máguida Nutrição Sob Medida, Atelier Maíra Nonnemacher, Sabor Fit Polpas Funcionais, Delíssima Fit, Juliana Evangelista Extensão de Cílios, Tábata Kappler Coach de Carreira, Demafit, Vittalitá Clínica Integrada de Saúde e Beleza, Simone Schwingel, Espaço Mariana Trapp Micropigmentação e Salão de Beleza Elegance.