Integrante do maior sistema de cooperativas financeiras do país, a Sicoob Meridional inaugurou nessa sexta-feira a primeira agência no Vale do Taquari. A unidade localizada na avenida Alberto Pasqualini, em Lajeado, faz parte da estratégia de expansão da empresa no RS e amplia as opções de crédito cooperativo da região.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da Sicoob Meridional, Solange Martins, o RS era um dos estados com menor atuação da marca no país. “No Paraná temos 215 agências, e em Santa Catarina quase 400.”
Segundo ela, a escolha por Lajeado ocorre devido ao desenvolvimento da cidade, referência no Vale do Taquari. “Nossa intenção é fazer com que a comunidade se desenvolva tanto na parte econômica quanto social.”
Hoje, afirma, a Sicoob tem agências em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Para o segundo semestre, está prevista a inauguração de uma unidade em Estrela. “Também estamos pleiteando no Banco Central a abertura de outras agências no Vale do Taquari.”
Conforme Solange, a cooperativa é de livre admissão e enquadra todos os tipos de clientes, mas o foco principal é o pequeno e o médio empreendedor. “Hoje, são os que mais sofrem nas mãos do sistema financeiro nacional.”
De acordo com o presidente da Sicoob, Jefferson Nogaroli, entre os benefícios da ampliação no número de cooperativas do setor na região, está a redução do custo médio do crédito para pequenas empresas. “Uma das nossas funções é reter o dinheiro. Quando baixamos a tarifa, os demais bancos também reduzem.”
Conforme Nogaroli, uma cooperativa representa o lado humano do capitalismo, e é a única empresa que tem compromisso com o território onde está estabelecida. “Se houver uma crise muito grande em uma determinada região, as empresas vão embora, mas as cooperativas ficam.”
Segundo ele, a criação da Sicoob é fruto de uma crise, provocada por problemas na produção de café em meados da década de 1970. “Aquelas grandes companhias e bancos que estavam desde os anos 1950 ganhando dinheiro, fecharam as portas e foram embora. A cidade entrou em colapso.”
De acordo com Nogaroli, a cooperativa Cocamar foi a única a se manter na cidade, buscando desenvolver alternativas ao café. Segundo o presidente, o caso foi uma das inspirações para a criação da instituição, nascida na mesma cidade.

Equipe do Sicoob inaugurou a unidade de Lajeado nessa sexta-feira
Responsabilidade social
Segundo Solange, a cooperativa também desenvolve trabalho social por meio do Instituto Sicoob. Um dos eixos de trabalho é o da divulgação do cooperativismo nas escolas, por meio de dois grandes projetos, o Cooperjovem e as Cooperativas Mirins.
“É um modelo que estamos levando para o Brasil inteiro, com apoio das escolas, que visa fazer com que as crianças aprendam e vivenciem o cooperativismo desde cedo”, ressalta. Segundo ela, a ideia é estabelecer uma parceria com a Ocergs para trazer o projeto para o Vale do Taquari.
Além disso, a Sicoob também é um das principais financiadoras do Observatório Social do Brasil, ONG que visa promover a transparência e a eficiência na gestão pública.
“Além de sermos socialmente responsáveis, também somos tecnologicamente avançados”, ressalta. Conforme Solange, por três anos consecutivos, a cooperativa de crédito ficou com o título de melhor sistema de mobile bank do Brasil. No ano passado, também venceu o maior prêmio da Febraban devido ao sistema Conta Fácil, que permite a abertura de contas totalmente pela internet.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br