A pista municipal de bicicross de Estrela, em frente ao Parque Princesa do Vale, recebe neste sábado atletas de todo RS para o Festival de Verão de Bicicross. O evento é uma prévia do campeonato estadual que inicia no dia 24.
As inscrições podem ser feitas na Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX). Também é possível ser inscrever até as 17h30min do dia da prova. Cerca de 40 atletas são esperados. Os treinos para o Festival de Verão iniciam às 16h, com largada das baterias a partir das 18h.
Conforme Paulo Daltoé, coordenador da AEBMX, o festival é uma oportunidade de os atletas se prepararem para o estadual e conhecerem melhor a pista de Estrela. “Faz um tempo que marcamos os eventos regionais e chove, tendo assim que adiar ou cancelar. Nossa expectativa é fazer um bom evento, no qual os atletas se divirtam na pista e possam dar um belo espetáculo ao público.”
Dalto conta que a pista de Estrela é diferenciada das demais no RS por ser composta 100% de terra. Segundo o organizador, as outras pistas têm as curvas de asfalto ou concreto, o que aumenta a aderência, as disputas e a velocidade. “Nossa pista é tradicional no estadual, pois recebe etapa desde a inauguração em 2007. De lá para cá, tivemos muitas melhorias na evolução técnica dos obstáculos e aumento das curvas.”
Após as provas, serão distribuídos troféus aos campeões e vices de cada categoria e medalhas até o quinto colocado. Informações com Daltoé (9 9637-5420).
“Minha ideia é matar as saudades da pista”
Atleta desde 2002 e professor do Projeto Social Escolinha de Bicicross, Daltoé já conquistou três vezes o estadual. A última foi pela categoria elite man. “Se tudo estiver nos conformes sábado, vou correr e matar minha saudade da pista.”
Ele relata que a paixão pelo esporte iniciou cedo porque o pai tinha um trailer de cachorro-quente em frente à pista municipal. Em 1999 ela foi demolida para dar lugar a outros estabelecimentos.
Depois conheceu a pista do Arison Rakowsky, o “China”, na Trans Santa Rita. O local foi palco da etapa de Estrela do estadual por três anos – 2004, 2005 e 2006. “Até aprender a dominar os obstáculos, quebrei boa parte da bicicleta.”
A partir de 2007, a administração municipal reconstruiu a pista pública e criou o Projeto Social Escolinha de Bicicross. Dois anos depois, foi fundada a Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX), responsável por promover os eventos esportivos na cidade.
Estadual
O Campeonato Gaúcho inicia no próximo fim de semana, dias 24 e 25, em Novo Hamburgo. O torneio será disputado em seis etapas. Estrela sedia a segunda, nos dias 17 e 18 de março.
As provas ainda passam por Campo Bom (7 e 8 de abril), Santa Cruz do Sul (11 e 12 de agosto), Venâncio Aires (22 e 23 de setembro) e Sapiranga (10 e 11 de novembro).
No decorrer do ano, também serão disputadas quatro copas em paralelo à competição.
Conheça o esporte
BMX ou bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra.
Surgiu no fim da década de 1950 na Europa e se popularizou na Califórnia no começo dos anos 1960.
No Brasil, começou a se popularizar no fim da década de 1970. A primeira pista foi construída no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978.
O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (manobras).
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br