Conhecido internacionalmente por ser campeão do Mundial de Clubes de 2006 com o Internacional, o volante Wellington Monteiro, 39, foi apresentado ontem como o mais novo reforço do Lajeadense para a disputa da Divisão de Acesso.
Natural do Rio de Janeiro, o atleta iniciou a carreira no Bangu, em 1996. Depois teve passagens por clubes como Cruzeiro, Vasco, Fluminense, Goiás, Guarani, mas ganhou destaque mesmo ao ser contratado pelo Internacional, onde jogou por dois anos. Monteiro fez parte dos elencos que conquistaram a Tríplice Coroa (Libertadores 2006, Mundial de Clubes Fifa 2006 e Recopa 2007).
Além de volante, Monteiro também chegou a jogar algumas vezes na lateral-direita colorada, onde chegou a fazer dois gols, mas não rendeu na posição e foi muito criticado, principalmente pela diretoria. Devido a desentendimentos com os dirigentes, acabou emprestado no fim de 2008 ao Fluminense. Como agradou o clube teve o passe comprado em definitivo.
Após a passagem pelas Laranjeiras, Monteiro atuou no Goiás, Linense, Guarani-SP, Audax-RJ, Guarani-RS e União-PR.
Segundo o presidente do Lajeadense Alexandre Sebben, o clube monitorava o jogador desde o ano passado. “Ele tem um currículo extraordinário. É um profissional de alta qualidade que vai passar todo o conhecimento para os garotos que estão no grupo.” Sebben ressalta que o nome de Monteiro surgiu por meio de contatos que clube tem no futebol.
Sobre novas contratações, comenta que o elenco está 95% fechado. “É com esse grupo que vamos subir, podem ter certeza. O pessoal está trabalhando firme e forte e vai dar certo o nosso projeto.”
Passagem pelo Guarani de Venâncio Aires
Repórter da Folha do Mate e setorista do Guarani, durante a passagem de Monteiro pelo clube, Daniel Heck destaca a importância do jogador para o clube: “O Wellington Monteiro foi um líder no Guarani. Apesar de sentir um pouco a parte física, ele teve uma boa regularidade de jogos e foi decisivo em dois aspectos: liderança e organização. Pelo seu histórico e experiência, era referência aos mais jovens, bem como um exemplo de atleta profissional fora das quatro linhas. Como volante, fazia a organização das jogadas, com passes precisos e uma transição rápida do ataque para a defesa, porém sem se apresentar como um elemento surpresa no ataque. É um excelente reforço ao Lajeadense que vai agregar qualidade ao time e pode, se bem trabalhado, trazer retorno em número de torcedores e patrocinadores.”
Amistoso com o Santa Cruz
Após a apresentação de Wellington Monteiro, os jogadores realizaram o terceiro amistoso da temporada, diante do Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul. A partida terminou após o fechamento da edição. Detalhes do jogo você confere na edição de amanhã.
O Lajeadense conta com o apoio de Imec, Lyall, Fruki, Docile, Univates, Sicredi, Chinelos Berlona e Carnes Nobres.
“Senti um clima muito bom”
Em sua apresentação no Lajeadense, Wellington Monteiro diz estar preparado para ajudar o clube na disputa da Divisão de Acesso. Questionado sobre como será jogar em um elenco tão jovem, o volante diz se sentir bem e que a troca de experiências será muito sadia. “Primeiramente a gente sabe que eles vão me passar experiência também. E eu vou passar as coisas que conheço e que já vivi para eles. O mais importante é haver coletivo, é ter uma sincronia entre comissão técnica, diretoria, jogadores, torcida e tudo que envolve o clube.”
O atleta diz estar ciente da história do Lajeadense e da estrutura e pessoas que encontrará no clube. “É difícil ver pessoas tão dedicadas a um clube do jeito que elas estão aqui. A gente tem que chegar em um clube e estar feliz, e eu vejo isso no Lajeadense. Eu senti um clima muito bom no Lajeadense.”