O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e o Colégio Madre Bárbara iniciam o ano letivo amanhã, 14. Inclusive a unidade Região Alta de Roca Sales. As duas unidades do Ceat somam cerca de 1,5 mil alunos e o Madre Bárbara em torno de mil.
Na quinta-feira, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo abre 2018 com 610 alunos. Conforme o diretor, Edson Wietholter, o educandário contará com catracas. “O sistema de monitoramento visa oferecer mais segurança aos alunos”, comenta. Também dois laboratórios de Ciências Naturais serão inaugurados e iniciou a construção do segundo ginásio de esportes.
O Colégio Cenecista João Batista de Mello, o Melinho, começa as aulas no dia 19 para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. No dia 21, o ano letivo inicia para a Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental.
Rede municipal
Cerca de seis mil estudantes do Ensino Fundamental começam as aulas no dia 19. Nesta quinta-feira, 15, o Teatro da Univates será sede da cerimônia de abertura do ano letivo.
O evento inicia às 8h30min e contará com a presença de autoridades e cerca de 1,2 mil profissionais da rede municipal. Com o tema “Educar, Aprender e Evoluir”, o encontro terá a participação da palestrante Leonor Bezerra Guerra. Ela abordará o assunto Cérebro e Aprendizagem: um diálogo entre neurociência e educação.
Rede estadual
Há três calendários para a rede estadual no Vale do Taquari. Alguns iniciam o ano letivo com as escolas municipais, outros no dia 26, junto com o calendário estadual, e quem recuperou o período de greve terá férias de 30 dias. Nos colégios Castelo Branco, Érico Veríssimo e Carlos Fett Filho, em Lajeado, as aulas iniciam em março.
Estrela e Arroio do Meio
O Colégio Martin Luther inicia as aulas amanhã, 14. O ano letivo das escolas de Ensino Fundamental de Estrela e Arroio do Meio começa no dia 21.
Encantado
As aulas iniciam dia 19 para as redes municipal e particular e para algumas escolas estaduais. Somente a Érico Veríssimo, Jardim do Trabalhador e Domênico Vicentini começam no dia 26, junto com o calendário estadual.
Univates
Mais de 12 mil estudantes são esperados na volta às aulas da Univates. Marcada para 15 de fevereiro, a data de retorno traz programações especiais de acolhida e novidades na forma de financiamento da mensalidade e em laboratórios da área da saúde.
No dia 15, à noite, as vozes dos artistas Conrado e Marco Guimarães, acompanhadas do som do violão, recepcionam os estudantes nos prédios 9 e 16. Na terça-feira à noite, 20, o Grupo de Teatro da Univates realiza intervenções nos prédios 9 e 12. Na sequência, 21, o Acústico Duo anima o intervalo dos alunos no Prédio 9. E no dia 22 o anfiteatro do Prédio 9 recebe um pocket show da Banda Link.
Além disso, alguns centros também organizam momentos de boas-vindas aos estudantes. Na quinta-feira, o encontro é no auditório do Prédio 7 com o Centro de Educação Profissional. Dia 22, auditório do Prédio 22 com graduandos do Centro de Ciências Médicas. Dia 1º de março, auditório do Prédio 11, com as turmas do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec).
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br