O governo de Lajeado reforça o compromisso de zerar o déficit na Educação Infantil até o fim do mandato. A secretária de Educação, Vera Plein, em entrevista publicada nessa sexta-feira, apresentou a estratégia para alcançar a meta. Se trata do principal desafio do prefeito Marcelo Caumo, pois as peculiaridades no atendimento às crianças dificultam a visão sobre o necessário e o indispensável.
Por ser uma cidade com pleno emprego, Lajeado teve, tem e terá uma demanda crescente e constante. Hoje, a capacidade das 23 escolas municipais supera três mil vagas. Pelo déficit estimado de 723, seriam necessárias mais cinco creches do tamanho daquela em construção no bairro Conventos.
O governo projeta três novas até 2020. Conventos, como já dito, Bom Pastor e outra ainda em local indefinido. Com os educandários, seriam 366 vagas. Neste ano, adaptações criaram espaços para atender 400 crianças. Se a espera permanecer em menos de 800 novas matrículas, o Executivo conseguiria cumprir com a promessa de campanha sem precisar comprar vagas.
[bloco 1]
Na secretaria com maior orçamento do município, previsto para alcançar R$ 84 milhões neste ano, a gestão eficiente é fundamental para garantir o melhor atendimento possível às crianças. A partir disso, ter as planilhas dos custos para manter a máquina e também o investimento por aluno mostra parte da realidade desse trabalho fundamental.
O valor total por ano é reduzido pela manutenção do quadro funcional. Conforme a própria secretária, 78% do estimado para o ano é para manter os salários da equipe. Sobrariam, em tese, menos de R$ 18 milhões. Educação não se faz só com números, mas ter os cálculos tabulados é essencial. Com novas creches, são necessárias mais contratações. Por lei, a cada oito crianças, é preciso um monitor ou professor. Desse modo, para o serviço nos novos educandários, seriam necessários, no mínimo, 47 servidores. Isso sem contar merendeira, cozinheira, serviços gerais e quadro administrativo.
Nesse diapasão, cotejar o investimento financeiro na área com o atendimento objetivo de ajudar no desenvolvimento das crianças é manter a lucidez para diferenciar promessa e realidade. A missão é cada vez mais evitar distorções para que as vagas atendam critérios sociais definidos por lei.
Editorial
Equilíbrio entre custos e qualidade
O governo de Lajeado reforça o compromisso de zerar o déficit na Educação Infantil até o fim do mandato. A secretária de Educação, Vera Plein, em entrevista publicada nessa sexta-feira, apresentou a estratégia para alcançar a meta. Se trata do…