O Ford New Fiesta 2018 recebeu uma atualização visual exclusiva para o mercado nacional. É a segunda modificação de estilo do modelo, que chegou ao mercado brasileiro em 2011, passando a ser nacional a partir de 2013.
Para fazer a diferença, o Ford New Fiesta 2018 vem com uma frente bem interessante. O hatchback continua com linhas modernas e um aspecto atraente, especialmente após a mudança na grade, com elementos cromados e formato hexagonal, bem como molduras redesenhadas no para-choque e faróis com LEDs diurnos.
As rodas de liga leve aro 16 foram redesenhadas para reforçar as mudanças. Na traseira, as lanternas com assinatura em LED dão um toque especial, o mesmo em relação ao para-choque repaginado.
Por dentro, o conjunto do painel tem SYNC 3, que traz uma tela de 6,5 polegadas e layout do sistema bem leve, agradável e intuitivo. A novidade começa na versão SE Plus e acrescenta imagem da câmera de ré e navegador nativo a partir da Titanium. Vale lembrar que o dispositivo traz Android Auto e Car Play.
Os bancos tiveram a densidade da espuma modificada para aumentar a firmeza e o conforto. A padronagem também é diferente, assim como o posicionamento dos apoios de cabeça dianteiros. O ambiente já conhecido reserva um bom cluster com mostradores analógicos vistosos, computador de bordo completo e volante multifuncional com detalhes cromados na versão top de linha.
O ar-condicionado é digital e a ergonomia se mantém boa. Duas entradas USB entre os bancos carregam smartphones e dão acesso aos sistemas de Google e Apple. Os porta-copos têm boa quantidade e tamanho. Já o porta-malas está no limite da categoria com 281 litros.
A composição das versões ficou mais enxuta e agora há somente uma opção com motor EcoBoost, o SEL Style. A Ford também mexeu na estrutura do New Fiesta 2018, acrescentando maior proteção contra impactos laterais, bem como um novo ajuste da suspensão. Mas não foi apenas isso. O câmbio de dupla embreagem Powershift também teve alterações.
Na opinião do gerente comercial da concessionária SL Veículos, Anderson Werner, o carro se destaca pelo seu lado tecnológico e segurança. Itens como a tela multimídia sensível ao toque de 6,5 polegadas, com comando de voz e sistema para sincronizar aplicativos dos celular. O controle eletrônico de estabilidade e tração garante uma viagem confortável e segura.
Conforme o gerente, os três anos de garantia do veículo dão segurança ao cliente, que pode confiar na qualidade diferenciada da Ford. “A procura pelo New Fiesta está muito boa, os clientes estão gostando bastante do seu conforto. Itens como a posição de dirigir e a tecnologia são sempre elogiados.”
Impressões ao dirigir
A concessionária Ford SL Veículos cedeu para test drive o New Fiesta na versão SEL 1.6. Em termos de performance, o carro manteve a eficiência já conhecida com os propulsores Sigma e EcoBoost.
O motor 1.6 Sigma Flex tem funcionamento suave e respostas animadoras para um propulsor, mas tem necessidade de assumir giros altos para corresponder. Com 125 cv na gasolina e 128 cv no etanol, ele apresenta 15,6 e 16,0 kgfm, respectivamente. O nível de ruído é aceitável, enquanto que o rodar é bem filtrado.
O Ford New Fiesta 2018 tem bom desempenho na estrada. A direção elétrica é leve e fácil de manusear, enquanto os freios são firmes na atuação. O ajuste da suspensão a tornou mais confortável, o que é sentido em lombadas e buracos. A estabilidade se manteve justa.
A nomenclatura do câmbio foi alterada. O nome Powershift foi substituído por automático sequencial. Mas a estrutura continua automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
A marca adicionou materiais de atrito da embreagem com maior resistência, assim como um novo módulo de gestão eletrônica, novos retentores e calibração alterada, tudo para promover mais conforto, resistência e rapidez nas trocas. A caixa não teve alterações perceptíveis, sempre trocando de forma suave e silenciosa. Os bancos reformulados também garantem conforto ao dirigir.
Ficha técnica – Ford New Fiesta 1.6 SEL
• Motor: 1.6 Sigma, dianteiro trans. Flex
• Potência: 125 cv/gasolina e 128 cv/etanol
• Transmissão: automático de 6 marchas
• Freios: disco ventilado/tambor
• Direção: elétrica
• Suspensão: McPherson e eixo de torção
• Roda: liga leve de 15/16 polegadas
• Pneus: 195/55 R15 e 195/50 R16
• Comprimento: 3,96 m
• Largura: 1,72 m
• Altura: 1,46 m
• Entre-eixos: 2,48 m
• Porta-malas: 281 l
• Tanque: 51 l