A Confederação Brasileira de Muaythai (CBMTT) formou nos dias 26 e 27 de janeiro, sob as ordens do Comitê Olímpico Brasileiro, a primeira seleção permanente de muaythai.
Mais de cem atletas de todo país participaram. Lajeado esteve representado pela rede Black Belt Pró Academias. Durante dois dias, os atletas passaram por avaliações físicas e técnicas. Três lajeadenses foram aprovados para compor a primeira seleção brasileira de muaythai. Jefferson Machado, 25, Júnior Friedrich, 15, e Daniela Machado, 19, comemoram o feito. Daniela, inclusive, sagrou-se campeão brasileira na categoria até 57 kg.
Agora eles começam a preparação para a temporada, com foco nos treinamentos e busca por parceiros. A agenda para 2018 contará com lutas internacionais, a começar pelo Mundial de Muaythai, em Cancún, no México, no mês de maio.
Orgulho em levar as cores do Brasil
Machado, que é professor da modalidade, diz que recebe a convocação com orgulho, especialmente por ser a primeira seleção olímpica. “Poder levar as cores do meu país pelo mundo é muito recompensador.”
Filho de pai mestre e mãe professora, pratica o esporte desde a infância. “Vim morar em Lajeado há cerca de um ano e meio e desde então me foquei em competir e formar atletas.”
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br