O Kia Sportage 2018 é apresentado no Brasil com um visual bem mais agressivo e sofisticado. Pouco maior que o anterior, o crossover fabricado na Coreia do Sul tem duas versões, LX e EX.
Com faróis estilizados e elevados quase sobre o capô, emprega também faróis de neblina em LED com quatro projetores individuais para dar um aspecto mais esportivo ao modelo. Lanternas traseiras com assinatura em LED 3D também reforçam a esportividade das linhas.
A gama internacional de motores é muito parecida com a da geração anterior, mas no Brasil a importadora oficial manteve o 2.0 Flex. Esse é elogiado também por seu nível de segurança elevado e pacote de equipamentos generoso.
Segundo o gerente comercial da concessionária Kia Pégasus, Marcelo Weiss, o Sportage tem diversos itens que o diferem do restante da concorrência e tornam o SUV único. Entre eles, está o custo-benefício em relação ao preço e o que oferece frente à concorrência. “O Sportage na versão top de linha é um carro completo, além de ser mais barato do que os concorrentes.”
O alto valor de revenda também contribui para que o carro seja um sucesso de vendas. Baixo índice de manutenção e garantia de cinco anos são outros destaques. “A garantia da Kia é única, dificilmente outras marcas dão uma garantia tão grande, isso é a comprovação de que o carro tem uma qualidade ímpar.”
De acordo com Weiss, o SUV parece um carro de passeio para rodar. Com o motor trabalhado para essa versão, está mais ágil no dia a dia, o que resulta em uma maior economia.
A classificação do Sportage no crash test (teste de proteção em colisão) é 5 estrelas, ou seja, o carro é muito seguro. “O conjunto como um tudo é excelente”, garante o gerente.
Ainda segundo Weiss, a procura pelo carro é muito grande. “Chega e logo é vendido. Além de tudo, ele segura valor de mercado, existem clientes em lista de espera para ter um seminovo.”
Produto sofisticado
Impulsionado por um motor Nu 2.0 Flex de 156/167 cv a 6.200 rpm, o Kia Sportage 2018 vem com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira, mas agora com três modos de condução, Eco Drive, Normal e Sport.
No visual, chama atenção a frente agressiva, com faróis em formato de bumerangue e projetores de LED na versão top de linha EX. O capô com vincos pronunciados e o para-choque com quatro LEDs em função neblina de cada lado também se destacam.
Na traseira, o conjunto é robusto. As lanternas de LED reforçam a intenção da Kia de apresentar um produto mais sofisticado. As rodas de liga leve aro 19 polegadas e o teto solar panorâmico também contribuem na boa impressão que o Novo Sportage passa.
A versão EX traz ainda alguns itens prateados, tais como as barras no teto e as maçanetas, além de pequenos frisos no para-choque. O spoiler na tampa traseira dá um toque mais esportivo. Retrovisores com repetidores de direção e frisos cromados nas janelas são outros destaques.
Por dentro, o novo Kia Sportage apresenta um acabamento melhor, destacando-se o painel com detalhes em preto brilhante e materiais emborrachados estendendo-se pelas portas.
Na EX, todo o ambiente é revestido em couro, tendo ainda bancos dianteiros elétricos, isofix e um pacote de segurança invejável para o seu preço.

Lanternas traseiras com assinatura em LED 3D também reforçam a esportividade das linhas. As rodas são de liga leve aro 19
Bem equipado
O Kia Sportage 2018 na versão EX vem com controles de tração e estabilidade, alerta de tráfego lateral, aviso de ponto cego, câmera de ré, assistentes de partida em rampa e descida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e ABS com EDB.
Tem multimídia com DVD e navegador GPS, Bluetooth, volante multifuncional com paddle shifts, freio de estacionamento por pedal, retrovisores com rebatimento elétrico, persiana de teto elétrica, saídas de ar-condicionado na traseira, ar-condicionado dual zone, retrovisor eletrocrômico, pedais de aço inox, soleiras exclusivas e iluminação interna por LED.
O espaço geral é muito bom. O banco do motorista tem ajuste lombar elétrico. O conforto foi ampliado para o banco traseiro, que oferece mais espaço, difusor de ar e garante viagens mais tranquilas com o ajuste do encosto.
O porta-malas ficou maior e agora tem 868 litros, tendo também cobertura e estepe aro 19.
Motor
O Kia Sportage 2018 utiliza o motor 2.0 Nu com tecnologia flex. O propulsor é construído todo em alumínio, tendo ainda duplo comando de válvulas variável e injeção eletrônica de combustível indireta e com múltiplos injetores, além de pré-aquecimento do combustível para partida a frio.
O motor 2.0 Nu entrega 156 cv com gasolina e 167 cv com etanol. A transmissão é automática com seis marchas, com os modos de condução Eco Drive, Normal e Sport. A tração é dianteira. Com esse conjunto, o Kia Sportage 2018 vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos com máxima de 175 km/h.
Impressões ao dirigir
A concessionária Kia Pégasus cedeu o Sportage para test drive. O motor 2.0 Flex tem boa disposição. O câmbio tem mudanças suaves e tem relações de acordo com as pretensões do Nu 2.0.
São 156 cv com gasolina ou 167 cv com etanol. O crossover se mostrou adequado no meio urbano, tendo suspensão bastante confortável, filtrando bem os buracos e outras imperfeições.
Na estrada, o Nu 2.0 Flex teve bom desempenho. O carro é silencioso e a suspensão oferece um bom equilíbrio. Mesmo com aro 19 polegadas, os pneus 245/45 se mostram adequados à proposta do carro. Ainda assim, o conjunto como um todo tem recursos de segurança adicionais na EX. Os freios são suficientes e bem progressivos, assim como a direção elétrica, que reforça a boa impressão ao dirigir.
Ficha técnica – Kia Sportage
• Motor: 2.0, diant. trans. flex
• Potência: 156 cv/gasolina e 167cv/etanol
• Transmissão: automática de 6 marchas
• Tração: dianteira
• Freios: discos ventilados/Disco
• Direção: elétrica
• Suspensão: McPherson/dianteira e Multilink/tras.
• Rodas: Liga leve aro 19
• Pneus: 245/45 R19
• Comprimento: 4,48 m
• Largura: 1,85 m
• Altura: 1,65 m
• Entre-eixos: 2,67 m
• Porta-malas: 503 l
• Tanque: 62 l