O Colégio Madre Bárbara comemora 121 anos. A história que começou em 30 de janeiro de 1897 chega a um patamar de reconhecimento regional. A instituição reúne cerca de mil alunos e 150 profissionais, entre professores e funcionários. Uma das novidades é que a partir deste ano a escola passará a atender também, à tarde, turmas de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já a Educação Infantil contará com 26 turmas.
Durante as férias, a escola está em reforma. Estão sendo finalizadas seis novas salas de aula, mudanças no refeitório e cozinha, além de um investimento nos quatro andares destinados ao Ensino Fundamental.
Maria Elena Jacques faz parte da história do Madre Bárbara faz quase 29 anos. Já atuou como professora, coordenadora de curso, vice-diretora e há mais de nove anos é diretora. “Mesmo com todas as mudanças e evoluções tecnológicas, afirmamos que nunca perderemos a essência, os valores e o projeto educativo que é nossa referência dentro da escola”, diz. Destaca que toda a equipe acredita na concepção de educação e percebe a importância do trabalho integrado com a Rede do Imaculado Coração de Maria (ICM).
Para chegar consolidados aos 121 anos, a diretora destaca que o colégio conta com uma equipe diretiva disposta e criativa. “Amamos o que fazemos. Durante o ano passamos por muita correria, reformas, preocupações e desafios. Mas vemos que as coisas estão caminhando e pessoas da comunidade reconhecem nosso trabalho.”
A vice-diretora, irmã Anita Dal Piva, afirma que o trabalho em equipe é muito produtivo e importante para agilizar a caminhada. “Assumimos o compromisso com a educação e vamos procurar cada vez mais fazer integrações entre equipe, professores e comunidade escolar”.
Conforme a irmã, é necessário acolher bem a cada um, desde os pais que visitam ou aqueles que pedem esclarecimentos. “Estaremos abertos a acolher e a somar, porque Bárbara Maix só quis isso. Teve sempre em mente a pessoa acima de tudo e queremos dar continuidade, pedindo a Deus que abençoe a caminhada”, diz.