Atletas do Vale se destacam no litoral

Travessia Torres/Tramandaí

Atletas do Vale se destacam no litoral

Atleta lajeadense conquistou o quarto lugar no individual

Atletas do Vale se destacam no litoral

A 14ª edição da Travessia Torres-Tramandaí ocorreu no sábado. O trajeto de 81 quilômetros iniciou em Torres e terminou em Barra do Imbé. Cerca de três mil competidores participaram.

As provas individuais iniciaram às 6h, e a cada meia hora também começavam os testes de revezamento, de dupla, quarteto e octeto.

Representantes do Vale do Taquari fizeram bonito. O grande destaque entre os corredores foi Jefferson Antonio Martinez, 40, de Lajeado. Ele terminou a prova na quarta colocação no individual geral, com tempo de 6h24min.

Martinez, de Lajeado, terminou a prova com o tempo de 6h24min

Martinez, de Lajeado, terminou a prova com o tempo de 6h24min

Orientador físico, Martinez conta que se preparou por cinco meses. Elaborou uma planilha de treinamentos, focados em resistência e velocidade. “Os treinos foram o meu suporte para a prova, me preparei exaustivamente para ela, foram cinco meses de sofrimento e treinos exaustivos. Treino todos os dias, em duas sessões. Acredito que todo o meu sofrimento foi recompensado com o resultado final.”

Apesar das dificuldades, gostou de correr na areia. “Não foi a primeira vez que corri a travessia, este ano a areia estava mais solta, o que dificultou um pouco, mas em geral é uma boa prova, é uma experiência diferente, mas recompensadora.”

Sobre a classificação, diz que não conseguiria sem o apoio dos familiares e colegas de equipe. No ano passado, estava acompanhado apenas da mulher e nesta edição contou com o apoio dos filhos e de outros 16 atletas da equipe. “Durante o percurso, eu pensava em cada um deles, acredito que foi isso que me deu forças para conseguir esse importante resultado.”

“Sabia que não seria fácil”

Moradora de Estrela, Franciele Rosa, 35, é estreante na prova. Participou em quarteto feminino, no qual cada integrante correu dois trechos, somando um total 81 quilômetros. O quarteto ficou em 12º lugar.

Franciele percorreu um total de 24,3 quilômetros. Diz que não foi como o esperado, pois pretendia fazer um tempo melhor. Foram 2h13min de prova, entre Rondinha e Capão Novo.

“Foi minha estreia, sabia que não seria fácil. No dia da prova, tudo conta, desde o clima até o psicológico. O legal dessa prova é a energia transmitida pelas outras pessoas, os torcedores gritando ou os outros competidores, isso vale mais que qualquer troféu”.

A estreante Franciele Rosa participou no quarteto feminino e terminou em 12º lugar

A estreante Franciele Rosa participou no quarteto feminino e terminou em 12º lugar

Franciele corre faz cerca de um ano e meio, sendo que no primeiro ano ficou apenas em provas de trilha, que são sua paixão. Segundo ela, a performance na areia diminui, pois é uma prova mais cansativa, que conta com diversos declives e buracos, além da dificuldade que é correr na areia fofa.

“É uma prova linda”

Franck Stacke Ferreira, 30, também de Lajeado, foi outro estreante. Correu em quartetos, nos dois primeiros trechos de prova, e terminou na 48ª colocação. Segundo ele, tudo estava bem organizado, o que facilita na hora de encarar os desafios. “Haviam muitos pontos de hidratação, a sinalização foi bem-feita e no final havia alimentação e hidratação bem planejadas. Esses itens vão agregando na qualidade da prova.”

O lajeadense Franck Stacke (dir.) disputou em quarteto masculino

O lajeadense Franck Stacke (dir.) disputou em quarteto masculino

Natural de Rio Grande, diz que correr na praia não é novidade porque já participou de outras provas, além de treinar na areia. Mas isso sempre impõe dificuldades, como a areia pesada, riachos, poças e a água. Entretanto, diz que a beleza da prova é recompensadora e de certa forma paga todo o esforço. “É uma prova linda.”

Acompanhe
nossas
redes sociais