A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) lançou campanha institucional para aumentar o consumo da carne de frango no RS, terceiro maior produtor nacional, A iniciativa busca sensibilizar o consumidor para alimentação leve e saudável no verão, harmonizando o produto com saladas, legumes, frutas e sucos. “Queremos valorizar a qualidade da carne, com baixo teor de gordura e alto teor de proteína”, diz José Eduardo dos Santos, diretor-executivo.
A ação é inspirada no Programa Ovos RS, que iniciou há cinco anos e fez o consumo per capita gaúcho superar a média nacional. Chegou a 227 unidades por habitante/ano, enquanto no país são 192. Também é uma resposta aos efeitos da Operação Carne Fraca, que fez o consumo de frango diminuir cerca de um quilo no estado. Hoje está próximo de 42 quilos por habitante/ano.
Segundo o presidente da Asgav, Nestor Freiberger, a demanda pela carne de frango no mercado interno tem condições de alcançar 44 quilos. “É um produto de excelente qualidade, precisamos divulgar isso. Cada vez mais as pessoas buscam uma dieta balanceada e nutritiva”, ressalta.
O desafio para 2018, de acordo com Freiberger, é avançar em políticas de comercialização futura de milho, principal insumo de criação dos animais, para garantir o abastecimento e estimular investimentos na cultura. Os abates em 2017 chegaram a 817 milhões de cabeça e 741 mil toneladas exportadas.
De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção nacional de carne de frango no próximo ano deve superar em 2% a 4% o volume produzido em 2017 – 13 milhões de toneladas.
Produção avança no campo
Com o cenário positivo, Gilmar Sartori, 49, de Forquetinha, projeta investir R$ 2 milhões na construção de mais dois aviários com o sistema dark house. Produtor faz 20 anos, mantém três estruturas com capacidade de alojar 57 mil aves. “Vamos entregar para a indústria 127 mil frangos a cada 42 dias. Com o consumo em alta e a abertura de novos mercados, nosso negócio se fortalece”, avalia.
[bloco 1]
A estrutura é toda automatizada, o que melhora a eficiência da produção. “Controlamos tudo em um painel. O sistema melhora o conforto e reduz o trabalho”, explica. Os investimentos buscam garantir a permanência do filho Gustavo, 12, na propriedade. De acordo com Sartori, a modernização e as novas tecnologias ajudam a aumentar a rentabilidade e a atender as exigências dos consumidores.
Dieta saudável
Segundo a nutricionista Natália Valandro, na carne de frango, há grande variedade de vitaminas, especialmente do complexo B, indispensáveis para o metabolismo celular. Possui proteínas e os aminoácidos essenciais para a boa saúde. É de fácil digestão, melhor que a carne bovina e com menos gorduras saturadas, responsáveis pela maioria dos problemas cardíacos. “Na hora de ingerir, dê preferência aos cortes de peito”, sugere.
Ainda previne o mal de Alzheimer, garante o bom funcionamento da tireoide, protege contra o câncer e auxilia no funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração.