Todos os estudos realizados com intuito de abastecer o novo Plano Diretor apontam para a necessidade de novas ligações entre Lajeado e municípios vizinhos. E as propostas mais latentes são a construção de duas pontes interligando a cidade com Estrela. Além disso, o projeto de concessão da BR-386 prevê a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Taquari.
Apesar do avanço nessa discussão, o secretário de Planejamento de Lajeado alerta para a complexidade desses empreendimentos.
Pela proposta das entidades, uma das ligações ficaria no bairro Carneiros, próximo à Clínica Central, na rua Bento Rosa. Essa faria ligação com a ERS-129, em Estrela, na estrada que vai a Colinas e Imigrante, nas proximidades do aeródromo. “Mas é muito cedo para confirmar isto. É preciso novos estudos para identificar o melhor local. Ver a largura do leito do rio, a altura das cabeceiras, qual parte de Estrela pode receber para não implicar no trânsito deles”, comenta Zanatta.
Já a outra estrutura, conforme o estudo, faria a ligação entre o centro antigo de Lajeado – nas proximidades da rua Osvaldo Aranha – com o centro de Estrela. “Da mesma forma, é cedo para confirmar o local exato. E também poderão ser estudadas pontes para Arroio do Meio. Os estudos dependem do fluxo entre as cidades”, pontua.
O novo Plano Diretor ainda pretende criar melhores alternativas para entrada e saída de bairros cortados por rodovias. Entre os pontos a serem debatidos, acessos para Imigrante, Conventos, Olarias e Montanha. “Há uma ineficiência histórica na divisão da cidade, forçando grandes deslocamentos. A intenção é diminuir a necessidade dos antigos centros comerciais”, sustenta.