Depois de um ano, Lajeado voltará a ter campeonato municipal de campo. Nessa segunda-feira, após Jorge de Freitas, o “Taxa”, e Sírio Pereira Duarte assumirem a Liga Lajeadense de Futebol Amador (Lilafa), 12 clubes já mostraram interesse em participar.
Duarte adianta que a entidade quer fazer algo organizado para que todos tenham vontade de ir aos campos de futebol aos domingos. “Temos que ter humildade e parar com frescura, só assim voltaremos a fazer o melhor campeonato da região.”
Sobre o desafio de assumir a Lilafa, diz que só aceitou o desafio por sentir-se envergonhado de o município não promover o torneio. “Acho inadmissível uma cidade com 70 mil habitantes não ter competição e uma cidade como Travesseiro, com dois mil habitantes, ter seis clubes.”
De acordo com Taxa, a fórmula do campeonato, regulamento e outros detalhes serão decididos pelos presidentes dos clubes. “Vamos fazer uma competição em que todos terão voz para opinar e decidir.”
A competição
Com previsão de início para 4 de março, a competição pode reunir 12 clubes nas categorias titular e aspirante. No encontro de segunda-feira, confirmaram presença Peñarol (Morro 25), Internacional (Conservas), AE Jardim do Cedro (Jardim do Cedro), União Carneiros (Carneiros), Ser São Cristóvão (São Cristóvão), Guarani (Igrejinha), União Campestre (Campestre), União Santo André (Santo André), Olarias (Olarias) e Estudiantes (Conventos). Delfino Costa (Conservas) e Nacional, de Forquetinha, também demonstraram interesse, mas ainda não confirmaram a participação.
A reunião decisiva ocorre na próxima segunda-feira, na sede social do Estudiantes, no bairro Conventos. Cada equipe poderá inscrever cinco atletas de fora de Lajeado, desde que a ficha dele tenha entrado apenas uma vez na Aslivata. “O jogador pode atuar onde quiser, desde que não atue em outro campeonato com parceria da Aslivata”, explica Duarte.
Para ser considerado atleta de casa, precisa morar, votar ou trabalhar em Lajeado. Na categoria aspirante, as equipes podem inscrever cinco atletas acima de 23 anos.
A diretoria
Presidente: Jorge de Freitas
Vice-presidente: Sírio Pereira Duarte
2º vice-presidente: Márcio Gerhardt
1º secretário: Alexandre Horn
2º secretário: Mateus Artus
1º tesoureiro Ilécio Scherer
2º tesoureiro: Marcos Follmer
Junta desportiva: Milton Weiler
Conselho Fiscal: composto por todos os clubes
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br