A técnica do Martelinho de Ouro

Oficina

A técnica do Martelinho de Ouro

entenda como funciona este método de funilaria

A técnica do Martelinho de Ouro

Chuva de granizo e batidas de portas em estacionamentos podem deixar pequenas marcas na lataria do veículo. Para reparar esses amassados, muitas vezes, é possível recorrer ao martelinho de ouro, técnica de funilaria que tem como vantagens manter o aspecto original do automóvel. A rapidez do conserto e o custo baixo estão entre os benefícios desse serviço.

Por ser todo artesanal, utiliza ferramentas como ventosas, martelos e ganchos com correntes. Segundo o proprietário da MH Polishing, Michel Horn, o martelinho de ouro é usado principalmente quando a pintura é original, pois ele não prejudica em nada a pintura, mantendo a originalidade. “Hoje os proprietários são muito exigentes, querem manter a originalidade do carro, não querem pintar. E o martelinho desamassa o carro e o deixa perfeito como era antes.”

autogiro_07

Ainda de acordo com o profissional, quase todos os amassados podem ser consertado pelo martelinho de ouro. “É preciso desmontar o interior do carro, tem que ter um acesso até chegar ao amassado pelo interior do veículo, o que ocorre é de alguns lugares demandarem uma maior dificuldade.”

Existe um outro requisito para realizar um bom trabalho, o amassado não pode ter arrancado a pintura e a peça não pode ter sido repintada porque na hora de puxar, para consertar, soltará a tinta. “Se for uma peça original, a recuperação é de praticamente 100%,” garante Horn.

Tempo e valor

O custo e o tempo de reparo do martelinho de ouro também são menores em comparação a outras técnicas de funilaria. O tempo varia bastante. Um amassado pequeno é feito em cerca de 5 a 10 minutos, já um maior pode demorar algumas horas para ser reparado. Na maioria dos casos, o carro é devolvido no mesmo dia. “Tudo depende do amassado e de onde ele está localizado, a avaliação é feita de caso em caso,” afirma Horn.

Quanto ao valor do reparo, não existe um preço fixo. Um amassado pequeno sai na faixa de R$ 50 a R$ 80 e um grande varia de R$ 100 a R$ 300. “Mais do que isso, já fica fora do orçamento, pois já vale a pena trocar ou repintar a peça.”

Outro fator importante é saber escolher o profissional adequado, de preferência, que seja conhecido. “Poucas pessoas sabiam fazer esse trabalho antigamente, hoje ele já é mais difundido aqui na região, mas é necessário ter um cuidado quanto a qual lugar levar o carro,” finaliza.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais