Falta de efetivo suspende atuação

Vale do Taquari

Falta de efetivo suspende atuação

O envio de bombeiros à Operação Verão causa suspensão dos atendimentos nas unidades de Lajeado e Estrela. Na maior cidade do Vale, a paralisação ocorre no dia 25. Em Estrela, o quartel fecha nos dias 29 e 31

Falta de efetivo suspende atuação
Quando os bombeiros chegaram ao local, os moradores já haviam controlado as chamas. Foto: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

O envio de bombeiros militares da região para a Operação Verão Para Todos motiva a suspensão dos serviços nos quartéis de Lajeado e Estrela. Em Lajeado, a paralisação do serviço será nesta quinta-feira, 25. No município vizinho, o serviço será interrompido nos dias 29 e 31.

Juntas, as duas unidades são responsáveis pelo atendimento a 34 municípios da região. De acordo com o Comando do Corpo de Bombeiros, a suspensão ocorre em dias alternados para que uma unidade possa cobrir a área pertencente a outra.

A escolha da paralisação em Lajeado e Estrela ocorre devido à proximidade entre os dois quartéis. Dos 23 bombeiros de Estrela, sete foram deslocados para a operação. De acordo com o comando do CB de Lajeado, todos os bombeiros lotados na cidade que estão aptos a participar da Operação foram deslocados para o litoral ou áreas públicas com balneários de água doce.

No ano passado, a falta de efetivo e o corte nas horas extras definido pelo governo do Estado também provocaram a suspensão dos serviços nas duas unidades. Em Estrela, a situação se manteve por dez dias, entre 20 e 30 de janeiro. Em Lajeado, a paralisação ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro.

Além dos bombeiros, a Brigada Militar também perdeu efetivo na Operação. Ao todo, 33 policiais reforçam o policiamento ostensivo das cidades do litoral ou atuam como guarda-vidas. A redução do efetivo da BM impede, por exemplo, a realização da operação Férias Tranquilas, na qual as famílias que viajariam indicavam o endereço para as rondas.

A atividade não pode ser realizada porque vários municípios da região estão desprovidos de policiamento nas 24 horas do dia. O comando das duas corporação aguarda para 2018 o reforço no efetivo, com a inclusão de servidores provenientes do concurso público em andamento no Estado.

Balanço positivo

Os dados dos primeiros 30 dias da Operação Verão para Todos foram apresentados pelo Comando dos Bombeiros do RS. De acordo com a corporação, a edição deste ano teve o menor número de salvamentos em dez anos, com 236 no total. Os números representam 63,9% a menos que a média histórica, de 655 salvamentos.

O perfil de banhista com maior incidência de salvamento é do sexo masculino e tem entre 16 e 20 anos. O horário com maior número de ocorrência vai das 14h30min às 19h, principalmente no litoral norte.

De acordo com os bombeiros, o motivo para a queda nos salvamentos está nas ações de prevenção realizadas no estado. Uma delas é o Projeto de Educação Preventiva Guarda-vidas Mirim, no qual crianças aprendem os cuidados necessários com mar, rios, lagoas e piscinas.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais