Produção de milho deve chegar a dois milhões de quilos

Vale do Taquari

Produção de milho deve chegar a dois milhões de quilos

Época de floração do grão precisa de chuva para garantir qualidade

Produção de milho deve chegar a dois milhões de quilos
Vale do Taquari

A região tem como característica a produção de milho em pequenas áreas principalmente para a alimentação de animais como gado, porco e frango. Mas os prognósticos de chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas neste período podem prejudicar a plantação.

Em Encantado, o produtor Paulo Cornelli, 54, da Linha Lambari Alto, torce para que as chuvas continuam. “Quanto mais chuva para o milho melhor”, destaca. E a mulher Maria Cândida cuidam da propriedade que tem algumas cabeça de gado de corte, vacas de leite e uma creche com 1,5 mil suínos.

Toda a produção de milho é para o gado. Esta safra deve render 50 toneladas de silagem, 20 toneladas para picar e servir de alimento fresco para as vacas e bois e 30 sacos de milho para a engorda.

A primeira colheita foi em dezembro, quando Cornelli já fez um pouco de silagem. Na época plantou mais um pouco e agora espera que chova com frequência para garantir a qualidade dos grãos.

De acordo com o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Augusto Lagemann, tanto o milho quanto a soja são plantas sensíveis à estiagem, principalmente na época de floração. Nessa fase, os pés precisam de bastante água para que os grãos se desenvolvam.

Segundo ele, a safra do milho ocorre desde 15 de agosto e encerra em 15 de janeiro. Nesse período, quem plantou no início teve a possibilidade de realizar novamente o plantio tendo uma segunda colheita, a conhecida safrinha.

Lagemann relata que no primeiro cultivo não houve perdas no Vale do Taquari. “O mais preocupante é agora, quando o plantio foi realizado, principalmente após novembro, e as plantas estão em fase de floração e precisam de chuva”, comenta.

Projeção da safra

A projeção de colheita para o Vale do Taquari de milho grão é de seis toneladas por hectare. Para esse tipo de plantio na região há 26 mil hectares.

Em relação ao milho silagem, serão 60 mil hectares plantados. A produção deve render 30 toneladas por hectare.

A soja tem 13 mil hectares para a safra. A produtividade deve ficar em média 3,6 toneladas por hectare.

Chuvas irregulares

Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, até o dia 25 ocorrem períodos ensolarados intercalados por chuvas irregulares.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais